Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Paulo Gomes (Org.) | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-22T13:08:08Z | - |
dc.date.available | 2020-05-22T13:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Paulo Gomes (org.). Docência e formação universitária no Brasil: desafios e encaminhamentos. Dourados, MS: Editora UFGD, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8147-125-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3110 | - |
dc.description | I. Docência universitária: pontuações transversais sobre o ensinar e o aprender -- Paulo Gomes Lima II. O estágio curricular supervisionado no ensino superior brasileiro: pontuações sobre a formação profissional -- Ana Lúcia Marran, Paulo Gomes Lima III. A construção da docência na universidade: reflexões e possibilidades de desenvolvimento profissional -- Fabrício do Nascimento IV. O professor de ensino superior do curso de enfermagem no Brasil: exigências, identidade e formação didático-pedagógica -- Paulo Gomes Lima, Patrícia Leal de Freitas Santos V. Formação de professores: leituras e contribuições à educação superior e ao cotidiano escolar -- Paulo Gomes Lima | pt_BR |
dc.description.resumo | Como uma instituição que prima pela qualidade dos profissionais que atuarão em contextos estratégicos da sociedade, a universidade não pode se eximir de problematizar as inquietações oriundas do processo de ensino-aprendizagem e de provocar questionamentos para que a priorização das relações entre os atores sociais retorne com sua autoprodução. Por esta razão, foram reunidos, neste livro, textos voltados para o desdobramento de discussões elementares que se constituem como norteadoras da docência universitária na atualidade. Os autores que aqui “falam” são também atores do contexto do objeto, o que possibilita a consistência dos pontos e das reflexões apresentados. Assim, “aquele que ora fala” não parte de cogitações especulativas sobre o objeto, reconhecendo, ao mesmo tempo, a dimensão da possibilidade e da necessidade de outras vozes, de múltiplas contribuições sobre a temática elencada. Assume-se que o lugar “de onde se fala” pode assinalar contribuições mais significativas se atores e contextos epistemológicos tiverem um eixo comum, o que se concretiza no presente livro. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-05-22T13:08:08Z No. of bitstreams: 1 docencia-e-formacao-universitaria-no-brasil.pdf: 524606 bytes, checksum: f439ccf2a2a514e1f5bbcb3b5d67c3ba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-05-22T13:08:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 docencia-e-formacao-universitaria-no-brasil.pdf: 524606 bytes, checksum: f439ccf2a2a514e1f5bbcb3b5d67c3ba (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Teaching (Occupation) | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Docência e formação universitária no Brasil: desafios e encaminhamentos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
docencia-e-formacao-universitaria-no-brasil.pdf | 512,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.