Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/318
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do nitrogênio, calcário e gesso agrícola em alguns atributos de um latossolo e no desenvolvimento de gladíolo
Título(s) alternativo(s): Nitrogen, limestone and phosphogypsum effects in some latosol characteristics and gladiolus development
Autor(es): Gancedo, Marcelo
Primeiro Orientador: Rosa, Yara Brito Chaim Jardim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rosa Junior, Edgard Jardim
metadata.dc.contributor.referee1: Fabrício, Amoacy Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Paula Pinheiro Padovese
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na área de Jardinocultura do Núcleo Experimental de Ciências Agrárias da UFMS, durante o período de setembro de 2004 a fevereiro de 2006 tendo por objetivo a avaliação dos efeitos do nitrogênio, calcário e gesso agrícola sobre o desenvolvimento de Gladiolus grandiflorus e sobre alguns atributos físicos e químicos de um Latossolo Vermelho distroférrico. As plantas foram avaliadas por meio de análise foliar e quanto à altura máxima, comprimento da espiga e da haste floral, diâmetro do novo cormo, matéria fresca e seca da parte aérea e número de cormilhos produzidos. Como atributos físicos do solo foram avaliados o teor de argila, teor de argila dispersa em água, grau de floculação, agregação e estabilidade dos agregados. Os atributos químicos considerados foram o pH em água e em CaCl2, teores de macro e micronutrientes, acidez trocáveis, capacidade de troca de cátions efetiva e saturação de bases. O experimento foi analisado como inteiramente casualizado, em parcelas sub-subdivididas, sendo consideradas como parcelas as doses de nitrogênio (150 e 300 kg.ha-1), como subparcelas as doses de calcário (0, 2000, 4000 e 8000 kg.ha-1) e como sub-subparcelas as doses de gesso (0, 500, 1000 e 2000 kg.ha-1), com quatro repetições. As doses de nitrogênio, gesso e calcário utilizadas não induziram Deficiências detectadas visualmente no gladíolo. O menor tempo de florescimento e a maior matéria fresca das plantas de gladíolo foram obtidos sem o uso de calcário e/ou de gesso. As doses de calcário entre 6000 a 8000 kg.ha-1, contribuíram para obtenção de níveis ideais de pH em água para o gladíolo. A dose de nitrogênio de 300 kg.ha-1, promoveu a redução do pH, Ca e Mg e de argila dispersa em água e aumentou o grau de floculação e os teores de Al.
Abstract: This work was developed in Gardening at UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) NCA (Núcleo Experimental de Ciências Agrárias), from September 2004 to February 2006 having the aim of valuating nitrogen, limestone and phosphogypsum over gladiolus development and over some chemical and physical characteristics of a dystroferric red latosol. Plants were valuated by leaf analysis, maximum high, spike and floral stem length, new corm diameter, dry and live mater form shoot area, and produced cormel number. Soil physical characteristics valuated the meaning clay, the meaning clay disperse in water, flocculation degree, aggregation and aggregation stableness. Soil chemical characteristics considered water and CaCl2 pH, macro and micronutrients meaning, exchangeable acidity, effective kation exchange capacity and base saturation. The experiment analysis was done in randomized blocks sub-subdivided in parcels, considering as parcel the nitrogen proportions (150, 300 kgha-1), as sub parcel the limestone proportion (0, 2000, 4000, 8000 kgha-1) and as sub-sub parcel phosphogypsum proportion (0, 500, 1000, 2000 kgha-1), in four repetitions. Nitrogen, limestone and Phosphogypsum proportions used caused no visual deficiencies detected in gladiolus. The smaller flowering time and the bigger live matter plants were gained without using limestone and / or phosphogypsum. Limestone between 6000 and 8000 kg.ha-1, contributed into ideal pH levels.
Palavras-chave: Gladiolus grandiflorus
Latossolo vermelho
Red Ferralsols
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronomia
Citação: GANCEDO, Marcelo. Efeito do nitrogênio, calcário e gesso agrícola em alguns atributos de um latossolo e no desenvolvimento de gladíolo. 2006. 59 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Dourados, Dourados, MS, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/318
Data do documento: 26-Mar-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloGancedo.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.