Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3250
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização bioquímica da enzima β-glicosidase produzida por Paecilomyces variotii
Autor(es): Reiter, Jaqueline Marques
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paz, Marcelo Fossa da
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Nayara Fernanda Lisboa
Resumo: A enzima β-glicosidase pode ser utilizada em diferentes processos industriais, tais como: na hidrólise enzimática da celulose para obtenção de açúcares fermentescíveis, na obtenção de alimentos funcionais derivados de soja ou ainda pela indústria de sucos e bebidas aumentando a qualidade aromática de derivados de uva. De modo geral, a aplicabilidade industrial de uma enzima está intimamente relacionada com as suas características bioquímicas e sua viabilidade econômica. Dessa forma, anteriormente a aplicação de uma enzima em processos industriais é preciso conhecer as propriedades catalíticas desse biocatalisador. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar bioquimicamente e avaliar a atividade catalítica na presença de etanol e glicose da enzima β-glicosidase produzida pelo fungo Paecilomyces variotii. O fungo foi isolado e cultivado para posterior obtenção da enzima, a qual foi submetida a testes de pH e temperatura, e teve sua atividade catalítica quantificada na presença de etanol e glicose. Neste estudo, a β-glicosidase produzida por P.variotii mostrou-se mais eficiente em pH 4,0 e temperatura 50oC e manteve estável sua atividade em pH 3,0-5,5, assim como após uma hora de incubação a 50oC. A enzima manteve 70% de sua atividade original na presença de 10% de etanol e foi inibida competitivamente por glicose, fato que favorece a aplicação desse biocatalizador em processos de sacarificação e fermentação simultânea.
Palavras-chave: Produção enzimática
Enzyme production
Beta-glicosidase
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: REITER, Jaqueline Marques. Caracterização bioquímica da enzima β-glicosidase produzida por Paecilomyces variotii. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3250
Data do documento: 22-Ago-2017
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaquelineMarquesReiter.pdf915,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.