Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3252
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Expressão da proteína recombinante MLP-15 de Mycobacterium leprae: comparação entre diferentes cepas de expressão
Autor(es): Motta, Maria Lorenza Leal
Primeiro Orientador: Marchioro, Silvana Beutinger
metadata.dc.contributor.referee1: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Marcelo dos Santos
Resumo: A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae que quando não diagnosticada e tratada precocemente, pode se tornar incapacitante gerando deformidades físicas. A sua principal forma de diagnóstico é através de exames clínicos, no entanto poucos médicos são capazes de identificar com confiança, além disso, não há testes simples disponíveis que facilitem o encaminhamento a especialistas, dificultando assim, um diagnóstico correto para a hanseníase. Uma forma de solucionar estes problemas seria o uso outros tipos de diagnósticos como por exemplo os sorológicos que utilizam antígenos. Grande parte destes apresentaram uma baixa especificidade ou sensibilidade, em diversos estudos, para detectar os diferentes subtipos da hanseníase, tendo assim uma necessidade de se desenvolver antígenos mais sensíveis as diferentes formas da doença. Também é necessário escolher o sistema de expressão adequado que seja de acordo com as características do antígeno ao qual pretende ser produzido, sendo assim o objetivo deste trabalho é verificar dentre o sistema de expressão em procarioto, utilizando E.coli, qual é a cepa mais adequada para produção do antígeno recombinante MLP-15 de M. leprae. Foi realizada a clonagem e a expressão deste em três estirpes distintas, a E. coli BL21 Star (DE3), E. coli BL21-CodonPlus (DE3) –RP e E. coli BL21 pT-trx. Em seguida foram purificadas por coluna de cromatografia de afinidade ao níquel Ni-NTA HisTrapTM GE®. A caracterização foi realizada a através da técnica de Western blot e a foi feito a quantificação das proteínas produzidas por cada cepa. Foi possível purificar e quantificar a proteína recombinante pelas três estirpes, contudo a E. coli BL21-CodonPlus (DE3) –RP foi a que teve melhor resultado quando comparada com as outras duas. O método de purificação não foi muito eficiente, uma vez que este modifica a estrutura proteica, além de ter ocorrido a formação de dímeros das proteínas. Sendo assim novos testes de purificação utilizando o N-Lauroylsarcosine são necessários a fim de comparar rendimento proteico com o método de ureia para ver qual se adequa melhor para a proteína MLP-15.
Palavras-chave: Mycobacterium leprae
Diagnóstico
Diagnosis
Antígenos recombinantes
Recombinant antigens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: MOTTA, Maria Lorenza Leal. Expressão da proteína recombinante MLP-15 de Mycobacterium leprae: comparação entre diferentes cepas de expressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3252
Data do documento: 28-Ago-2017
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaLorenzaLealMotta.pdf849,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.