Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3294
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dança na escola: do componente curricular à sua práxis pedagógica: uma ação possível? |
Autor(es): | Ligeron, Edileuza Santos |
Primeiro Orientador: | Parizotto, Zelia Aparecida Milani |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gama, Daniel Traina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a opinião que professores e alunos de uma. Escola Municipal do Distrito de Dourados/MS tem acerca da Dança como conteúdo para a práxis da Educação Física Escolar e se o conteúdo é inserido ou não em suas aulas. O estudo valeu-se de uma pesquisa bibliográfica inicialmente para ir a campo em seguida, envolvendo dois tipos de amostra: a primeira, com opinião de 2 professores em protocolo de questões abanas, possibilitando análise no método qualitativo; e a segunda amostra foi da opinião de 25 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, com idades entre l I e 17 anos, cujo protocolo continha questões fechadas, possibilitando análise quantitativa. Dado que a formação acadêmica não contemple todo o conhecimento necessário deste conteúdo, se torna necessária uma formação continuada que qualifique e capacite os professores na ampliação dos -saberes essenciais" para sua prática pedagógica, contemplando assim, os saberes dos alunos. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the opinion that teachers and students from a public school in the district of Dourados/MS have about dance as content for the praxis of physical education school and if the content is inserted or not in their classes. The study availed itself of a bibliographic research initially going to field then involving two types of samples: the first, with the opinion of 2 teachers in the open questions Protocol, allowing analysis on the qualitative method; and the second sample was the opinion of 25 students, from 6th to 9th grade of elementary school, of both sexes., aged between I I and 17, whose protocol with closed questions, enabling quantitative analysis. Given that academic education does not contemplates all the necessary knowledge of this content becomes necessary for continued training to qualify and empower teachers in the expansion of the ''essential knowledge" to their practice, and thus contemplating the students' wisdom. |
Palavras-chave: | Dança Dance Educação física - ensino e aprendizagem Physical education - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | LIGERON, Edileuza Santos. Dança na escola: do componente curricular à sua práxis pedagógica: uma ação possível?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3294 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdileuzaSantosLigeron.pdf | 968,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.