Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3298
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Handebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes do ensino médio
Autor(es): Cordeiro, Victor Hugo
Primeiro Orientador: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Vivian
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mário Sérgio Vaz da
Resumo: O Handebol é uma modalidade esportiva coletiva que de acordo com a literatura, está entre os três esportes mais praticados no Brasil. Criado pelo professor alemão Karl Schelenz, teve diversas modificações de sua forma de disputa até os dias atuais. Este estudo descritivo com delineamento não probabilístico teve por objetivo, analisar o nível de conhecimento do conteúdo esportivo Handebol na disciplina de Educação Física, através de um questionário contendo 10 questões fechadas a respeito das regras, sistemas táticos, atualidades e história. Participaram do estudo 283 alunos do ensino médio de escolas públicas das cidades de Mundo Novo e Dourados no estado de Mato Grosso do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial, através do teste U de Mann Whitney, adotando um p< 0,05. Os resultados indicaram que apenas 44,2% sabem qual o número de atletas que compõem a equipe; 87,3% sabem quantos passos caracteriza uma andada; 29,3% não sabem qual a distância do tiro de 7 metros; e 36,7% não sabem que o saque não é um fundamento do Handebol. Considera-se que o conhecimento dos participantes pesquisados neste estudo é insatisfatório, uma vez que estes estudantes estão concluindo o ciclo de vida estudantil.
Abstract: The Handball is a collective sport that according to the literature, is among the three sports most practiced in Brazil. Created by German professor Karl Schelenz, he had several changes of its form of dispute to the present day. This descriptive study with non probabilistic design aimed to analyze the level of knowledge of sports content Handball, taught in Physical Education, through a questionnaire containing 10 evaluative questions about the rules, tactical systems, updates and history. The study included 283 high school students from public schools in the cities of the Mundo Novo and Dourados in Mato Grosso do Sul. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics, using the t test, adopting p <0 05. The results indicated that only 44.2% know that the number of athletes who make up the team; 87.3% know how many steps features a walk; 29.3% do not know what the shooting distance of 7 meters; and 36.7% do not know that the withdrawal is not a foundation of Handball. It is considered that knowledge of the participants surveyed in this study is unsatisfactory, since these students are completing the student life cycle.
Palavras-chave: Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
Handebol
Handball
Educação básica - Ensino médio
High education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: CORDEIRO, Victor Hugo. Handebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3298
Data do documento: 29-Set-2016
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VictorHugoCordeiro.pdf443,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.