Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da remuneração estratégica: espaço para avanços e limites em uma indústria de confecções em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Barbosa, Roseli Azambuja
Primeiro Orientador: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, José Jair Soares
Resumo: Com este trabalho objetivou-se refletir sobre a articulação entre os modelos de remuneração estratégica e a aplicação prática mediante a análise da tipologia da remuneração em uma indústria do setor de confecções do Estado de Mato Grosso do Sul. A crescente utilização da gestão estratégica como referência para a gestão de pessoas desperta o interesse na forma como se aplica ao processo de remuneração em face das limitações do sistema tradicional de remuneração, num contexto de constantes mudanças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualiquantitativa e descritiva tendo como principal instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário. Pelos resultados, evidenciam-se elementos que indicam tanto o predomínio da remuneração tradicional quanto a presença da remuneração variável para o nível operacional da empresa. Além disso, percebe-se a complexidade e a diversidade de variáveis envolvidas na arquitetura de um modelo de remuneração e sua operacionalização, evidenciando espaços para avanços e limites de remuneração na empresa.
Abstract: This study aimed to reflect on the relationship between the strategic compensation models and practical application through the analysis of the type of remuneration in an industry from Mato Grosso do Sul State of clothing sector. The increasing use of strategic management reference for people management becomes interesting since it applies to the process of compensation by the limitations of the traditional remuneration system in a context of constant change. Therefore, we carried out a qualitative-quantitative and descriptive research whose main tool for data collection were semi-structured interview and questionnaire. From the results, the elements that indicate both the predominance of traditional compensation and the presence of the variable remuneration for the company’s operational level are evident. Moreover, we realized the complexity and diversity of variables involved in the architecture of a compensation model and its operation, thus demonstrating, the scope for progress and remuneration limits in the company.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Strategic planning
Gestão de pessoas
People management resources
Comissão salarial
Wages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: BARBOSA, Roseli Azambuja. Análise da remuneração estratégica: espaço para avanços e limites em uma indústria de confecções em Mato Grosso do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3363
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RoseliAzambujaBarbosa.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.