Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3420
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Briquetagem de bagaço de cana-de-açúcar
Autor(es): Andrade, Luiz Felipe Farias de
Bigaton, Rafael Paulo
Primeiro Orientador: Rafull, Leidy Zulys Leyva
metadata.dc.contributor.referee1: Orlando, Roberto Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Cristiano Márcio Alves de
Resumo: Com a intenção de utilizar o bagaço de cana-de-açúcar e aproveitar seu potencial energético, a briquetagem apresenta-se como uma opção tecnológica. O processo da briquetagem consiste na densificação do resíduo associado com elevadas temperaturas e pressões, a fins de plastificar a lignina e colar os fragmentos, produzindo um produto com densidades superiores ao dos resíduos originários. Para o desenvolvimento deste trabalho, o resíduo foi coletado em uma usina sucroalcooleira com 50% umidade e foi seco até obter umidade de 10%. A metodologia realizada foi com quatro tempos de permanência do resíduo na matriz e quatro temperaturas de aquecimento. Foram fabricados briquetes, utilizando uma briquetadora de laboratório com pistão hidráulico, com o objetivo de analisar a influência da temperatura de aquecimento e o tempo do resíduo na matriz sobre características do briquetes e sobre parâmetros operacionais da briquetadora. A temperatura foi a variável que mais influenciou nas características físicas do briquete, juntamente com a temperatura o tempo também mostrou importância nessas características. A altura do briquete foi a variável mais influenciada. Na fabricação dos briquetes foram utilizados quatro temperaturas, quatro tempos e três repetições. A temperatura foi a variável que mais influenciou nas características físicas do briquete, juntamente com a temperatura o tempo também mostrou importância nessas características. Já as características da máquina o tempo foi a principal variável nas características da briquetadora. Após as análises das características dos briquetes e da máquina pode-se concluir que a temperatura de 110°C e o tempo de 4 minutos, levando em consideração a energia gasta, a capacidade de briquetagem da máquina, qualidade final do briquete e a densidade energética, é a melhor configuração para produzir os briquetes.
Palavras-chave: Briquete
Briquettes
Cana de açúcar
Sugarcane
Bioenergia
Bioenergy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: ANDRADE, Luiz Felipe Farias de; BIGATON, Rafael Paulo. Briquetagem de bagaço de cana-de-açúcar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3420
Data do documento: 4-Out-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizFelipeFariasdeAndrade - RafaelPauloBigaton.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.