Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3421
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comportamento de frangos de corte expostos à diferentes fontes de luz
Autor(es): Sorgato, Marcos Claudino
Primeiro Orientador: Garcia, Rodrigo Garófallo
metadata.dc.contributor.referee1: Sgavioli, Sarah
metadata.dc.contributor.referee2: Domingues, Carla Heloisa de Faria
Resumo: Duração e intensidade luminosa e comprimento de onda são estímulos ambientais que afetam a fisiologia eo comportamento das aves. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento de frangos de corte criados sob luz de diodo de emissor (LED) vermelho e azul, em comparação à lâmpada fluorescente. O estudo utilizou 3.888 frangos de corte, criados até 42 dias de idade. Os frangos foram distribuídos aleatoriamente em um esquema fatorial 2x3x3, sendo dois sexos; três fontes de luz (LED vermelha, azul e fluorescente) e três idades de avaliação (28, 35 e 42 dias de idade), utilizando-se dezoito tratamentos e quatro repetições, com 54 aves cada. Os frangos foram criados em azul (480 nm) e vermelho (660 nm) luzes monocromáticas e luz fluorescente (6500 K, 15 lx) como um controle desde o primeiro dia até 42 dias de idade. O comportamento foi registrado utilizando imagens de vídeo. Houve interação (P <0,05) entre a idade da aves, sexo e fontes de luz, para os comportamentos: comendo, bebendo e explorando e ciscando. Quando expostas ao LED vermelho e a luz fluorescente, os frangos de corte são mais ativos (comer, beber, explorar e ciscar) do que aqueles criados em LED azul, portanto, a lâmpada fluorecescente pode ser substituída pelo LED vermelho, sem compormeter o comportamento das aves, o que torna o LED uma alternativa viável nas instalações avícolas, por ser uma alternativa eficiente e sustentável.
Palavras-chave: Frangos de corte
Broiler
Iluminação LED
LED lighting
Comportamento animal
Animal behaviour
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SORGATO, Marcos Claudino. Comportamento de frangos de corte expostos à diferentes fontes de luz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3421
Data do documento: 5-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosClaudinoSorgato.pdf549,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.