Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3426
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinética de secagem de grãos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) em diferentes temperaturas e velocidades do ar
Autor(es): Garcia, Renato Tertuliano
Primeiro Orientador: Goneli, André Luís Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Barboza, Valdenise Carbonari
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Elton Aparecido Siqueira
Resumo: O feijão-caupi é uma cultura com significativa importância socioeconômica para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, e que vem se expandindo para a região centro- oeste, devido a sua ampla adaptabilidade às condições tropicais e ao seu baixo custo de produção. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da temperatura e velocidade do ar sobre a cinética de secagem em camada delgada dos grãos de feijão-caupi. Foram utilizados grãos de feijão-caupi colhidos com teor de água inicial de, aproximadamente, 0,54 decimal b.s.. A secagem dos grãos em camada delgada foi realizada com diferentes condições controladas de temperatura (40, 50, 60,70 e 80 °C), e velocidades do ar (0,4; 1,0 e 1,6 m s-1 ), em um secador experimental de leito fixo. Aos dados experimentais, foram ajustados oito diferentes modelos matemáticos citados na literatura específica e utilizados para a representação do processo de secagem de produtos agrícolas. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que com exceção dos modelos Exponencial de Dois Termos e Henderson e Pabis modificado, todos os demais modelos ajustados aos dados experimentais da secagem dos grãos de feijão-caupi em camada delgada apresentaram ajuste satisfatório. O modelo de Page foi o escolhido para representar o fenômeno de secagem em camada delgada dos grãos de feijão-caupi. O coeficiente de difusão efetivo aumenta com a elevação da temperatura, sendo que sua relação com a temperatura do ar de secagem pode ser descrita pela equação de Arrhenius, que apresenta uma energia de ativação para a difusão líquida durante a secagem de 23,03; 28,30 e 29,05 kJ mol-1 , para as velocidades do ar de 0,4; 1,0 e 1,6 m s-1 , respectivamente.
Palavras-chave: Secagem de grãos
Drying
Energia de ativação
Activation energy
Vigna unguiculata
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: GARCIA, Renato Tertuliano. Cinética de secagem de grãos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) em diferentes temperaturas e velocidades do ar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3426
Data do documento: 27-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenatoTertulianoGarcia.pdf638,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.