Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3427
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de biogás utilizando resíduos de piscicultura intensiva com sistema de recirculação da água
Autor(es): Martins, Victor Pelisson
Primeiro Orientador: Jordan, Rodrigo Aparecido
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Alexsandro Cláudio dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Orrico, Ana Carolina Amorim
Resumo: Na aquaponia, associa-se a criação de peixes com a produção de hortaliças em sistemas hidropônicos, sendo que a água circula constantemente entre os dois sistemas, contendo a carga de nutrientes dos resíduos, aproveitada pelas plantas. Entretanto, a parte resultante da descarga de fundo da água dos tanques de criação apresenta alta carga de matéria orgânica, e pode ser aproveitada para a produção de biogás. Assim nessa pesquisa foi avaliada a produção de biogás da digestão anaeróbia utilizando a descarga de fundo oriundos do sistema de aquaponia. No sistema de aquaponia estudado associou-se a criação intensiva de peixes, espécie Tilápia Gift (Oreochromisniloticus), com a produção de Alface em sistema de hidroponia. Para a instalação do experimento foram utilizados galões de 50 litros como biodigestores do tipo batelada e tubos de PVC como gasômetros. A descarga foi coletada diariamente por um período de 112 dias, e os dejetos utilizados foram obtidos por meio da decantação. A agitação foi feita em dois biodigestores. Foram utilizados termômetros digitais de máxima e mínima para o monitoramento da temperatura dos biodigestores e do ambiente. A quantificação da produção de biogás foi feita durante os 35 dias. Os resultados mostraram um potencial produtivo médio de 12,19 cm3 dia-1 por litro de dejeto no biodigestor sem agitação e, de 7,7 cm3 dia-1 por litro de dejeto no biodigestor com agitação. A produção de biogás utilizando dejetos de aquaponia é viável tecnicamente, com produção similar a de dejetos oriundos de outras atividades de produção.
Palavras-chave: Piscicultura
Fish culture
Biogás
Biogas
Bioenergia
Bioenergy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: MARTINS, Victor Pelisson. Produção de biogás utilizando resíduos de piscicultura intensiva com sistema de recirculação da água. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3427
Data do documento: 14-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VictorPelissonMartins.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.