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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio de mudança de comportamento e percepção de barreiras à pratica de atividade física em alunos do ensino médio em três escolas estaduais da cidade de Dourados - MS
Autor(es): Guimarães, Amanda Gomes
Primeiro Orientador: Silva, Mário Sérgio Vaz da
Resumo: Introdução: O estilo de vida, fisicamente ativo, pode ser determinado por características demográficas, conhecimento, atitudes e crenças sobre exercícios físicos, assim como fatores ambientais. Objetivo: verificar as principais barreiras para a prática de atividade física, os estágios de mudanças de comportamento e a frequência de atividade física em alunos do ensino médio de três escolas estaduais da cidade de Dourados - MS. Metodologia: Fizeram parte da amostra 317 alunos, composto por 188 meninas e 129 meninos, com idade entre 14 e 26 anos. Os instrumentos utilizados para avaliar o estágio de mudança de comportamento, as barreiras encontradas para a prática de atividade física e a classificação socioeconômica foram o Questionário de percepção de barreiras e estágio de mudança de comportamento, Questionário da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) respectivamente. Os alunos também responderam a uma pergunta sobre qual a frequência de atividade física na semana. Durante a pesquisa foram coletados dados que se baseavam em idade, sexo, peso e altura e calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC). Resultados: Grande parte dos alunos pertencia às classes B2 e C1 (36,12%). Na análise do IMC foi encontrado 88% para eutrófico, 10% para sobrepeso e de 2% para obeso. Em relação aos estágios de mudança de comportamentos a maioria dos alunos se encontravam nos estágios considerados fisicamente ativos (manutenção e ação, 51,10%). No entanto, 48,90% não apresentaram um estilo de vida ativo, estando nos estágios de preparação, contemplação e pré-contemplação. As principais barreiras percebidas foram faltas de energia (45,11%) e de companhia (39,12%). Conclusão: A maioria dos alunos apresentou comportamento fisicamente ativo há mais de seis meses (estágio de manutenção). As principais barreiras foram relacionadas a fatores pessoais e sociais.
Abstract: Introduction: The physically active lifestyle can be determined by demographic characteristics, knowledge, attitudes and beliefs about physical exercise, as well as environmental factors. Objective: identify the main barriers to physical activity, stages of behavior change and the frequency of physical activity in secondary school students of three State Schools in Dourados - MS. Methodology: The sample consisted of 317 students, composed of 188 girls and 129 boys, aged between 14 and 26 years old. The instruments used to assess the stage of behavior change, barriers perceived in the practice of physical activity and socioeconomic status were the Questionnaire of barriers perceived and stage of behavior change, the Questionnaire of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP) respectively. The students also answered a question about how often do they practice physical activity in a week. During the research, there was data collection based on age, sex, weight and height and calculation of the body mass index (BMI). Results: A large share of the students was classified as B2 and C1 classes (36.12%). The BMI analysis revealed that 88% of the students are in their normal weight, 10% are overweight and 2% are obese. Regarding the stages of behavior change, most students were considered physically active (maintenance and action, 51.10%). However, 48.90% did not have an active lifestyle, being at the stages of preparation, pre-contemplation or contemplation. The main perceived barriers were lack of energy (45.11%) and lack of company (39.12%). Conclusion: Most students showed physically active behavior for more than six months (maintenance stage). The main barriers are related to personal and social factors.
Palavras-chave: Estudantes
Students
Estilo de vida
Life style
Educação física
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: GUIMARÃES, Amanda Gomes. Estágio de mudança de comportamento e percepção de barreiras à pratica de atividade física em alunos do ensino médio em três escolas estaduais da cidade de Dourados - MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3456
Data do documento: 2014
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