Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3459
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
Autor(es): | Silva, Barbara Karoline Antunes da |
Primeiro Orientador: | Vinha, Marina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lollo, Pablo Christiano Barboza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Faleiros, Leandro Aparecido |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas. |
Abstract: | Este artículo tiene como objetivo sistematizar los juegos tradicionales en el contexto del Curso de Formación de Profesores de nivel medio Guarani y Kaiowá, llamado Proyecto Àra Verá [Espacio-Tiempo Iluminado]. La base metodológica consistió en la investigación documental con característica descriptiva, en que se realizaron búsquedas en los documentos escritos por maestros indígenas matriculados en el Curso Àra Verá. Los referencias documentales se obtuvieron de: Dossier Proyecto Àra Verá, Plan de Estudios para las Escuelas Indígenas, Documentos escrito por la UNESCO y la Colección de juegos tradicionales Guaraní y Kaiowá preparados la disciplina de Educación Física, en referencia a la clase de 2010. La recuperación y sistematización de las prácticas corporales de juegos tradicionales contribuye al fortalecimiento de los valores culturales, para revitalizar la cultura del movimiento corporal de los indios. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - educação Indigenous peoples - Education Povos indígenas - Guarani-Kaiowá Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá Povos indígenas - jogos tradicionais Indigenous peoples - games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | SILVA, Barbara Karoline Antunes da. Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3459 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BarabaraKarolineAntunesdaSilva.pdf | 568,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.