Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3461
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Aluno deficiente nas aulas de educação física: avanços e desafios da inclusão escolar
Título(s) alternativo(s): The Disabled student at physical education: improvements and challenges of inclusion
Autor(es): Santos, Elvis Ayron Rocha dos
Primeiro Orientador: Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
metadata.dc.contributor.referee1: Lollo, Pablo Christiano Barboza
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: O trabalho teve como objetivo compreender o processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base no estudo bibliográfico. Foram analisados documentos oficiais, além de outras referências sobre a temática. Observa-se a partir dos movimentos das famílias dos deficientes, das pessoas envolvidas nesta causa e das Políticas Públicas existentes, um grande avanço na história da Educação Especial. A Educação Física tem avançado em discussões a fim de que o deficiente seja, de fato, incluído nas aulas. A Educação Física Adaptada tem sido uma opção nas aulas, pois trata-se de atividades adaptadas às necessidades de cada um, respeitando suas diferenças e limitações. Embora, os avanços sejam perceptíveis quanto ao aluno deficiente nas aulas de Educação Física, observa-se que, ainda, há muitos desafios, pois é necessário que a escola esteja preparada estruturalmente, pedagogicamente e profissionalmente para que a inclusão escolar do aluno deficiente seja efetiva nas aulas de Educação Física Escolar.
Abstract: This paper aimed the understanding of disabled student inclusion process at the Physical Education classes. It is a qualitative research, based on the available literature. It was analyzed official documents, in addition to others bibliographic sources about the matter. It is noticed a great improvement in the Special Education history, from the disabled family actions, from the people involved in this cause and from the existent Public Policy. The Physical Education has improved on discussions in order that the disabled can be, really, introduced to the classes. The Adapted Physical Education has been a option on classes, once it is about adapted activities for each necessity, seeing their limitations and differences. Even the advances for the disabled student at the Physical Education classes being noticeable, it is clear that there are many more challenges, since it is necessary the school to be structurally, pedagogically and professionally ready so that the inclusion of the disabled student might be done.
Palavras-chave: Educação especial
Special education
Educação inclusiva
Inclusive education
Educação física
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SANTOS, Elvis Ayron Rocha dos. O Aluno deficiente nas aulas de educação física: avanços e desafios da inclusão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3461
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElvisAyronRochadosSantos.pdf240,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.