Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Ilma Regina Castro Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2392613008309437pt_BR
dc.contributor.referee1Lollo, Pablo Christiano Barboza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7874334137537792pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.creatorSantos, Elvis Ayron Rocha dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7578655252190235pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T13:14:10Z-
dc.date.available2020-07-01T13:14:10Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Elvis Ayron Rocha dos. O Aluno deficiente nas aulas de educação física: avanços e desafios da inclusão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3461-
dc.description.abstractThis paper aimed the understanding of disabled student inclusion process at the Physical Education classes. It is a qualitative research, based on the available literature. It was analyzed official documents, in addition to others bibliographic sources about the matter. It is noticed a great improvement in the Special Education history, from the disabled family actions, from the people involved in this cause and from the existent Public Policy. The Physical Education has improved on discussions in order that the disabled can be, really, introduced to the classes. The Adapted Physical Education has been a option on classes, once it is about adapted activities for each necessity, seeing their limitations and differences. Even the advances for the disabled student at the Physical Education classes being noticeable, it is clear that there are many more challenges, since it is necessary the school to be structurally, pedagogically and professionally ready so that the inclusion of the disabled student might be done.en
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo compreender o processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base no estudo bibliográfico. Foram analisados documentos oficiais, além de outras referências sobre a temática. Observa-se a partir dos movimentos das famílias dos deficientes, das pessoas envolvidas nesta causa e das Políticas Públicas existentes, um grande avanço na história da Educação Especial. A Educação Física tem avançado em discussões a fim de que o deficiente seja, de fato, incluído nas aulas. A Educação Física Adaptada tem sido uma opção nas aulas, pois trata-se de atividades adaptadas às necessidades de cada um, respeitando suas diferenças e limitações. Embora, os avanços sejam perceptíveis quanto ao aluno deficiente nas aulas de Educação Física, observa-se que, ainda, há muitos desafios, pois é necessário que a escola esteja preparada estruturalmente, pedagogicamente e profissionalmente para que a inclusão escolar do aluno deficiente seja efetiva nas aulas de Educação Física Escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-01T13:14:10Z No. of bitstreams: 1 ElvisAyronRochadosSantos.pdf: 246075 bytes, checksum: 0a1f6114264ab45662286c40e396431a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-01T13:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElvisAyronRochadosSantos.pdf: 246075 bytes, checksum: 0a1f6114264ab45662286c40e396431a (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO Aluno deficiente nas aulas de educação física: avanços e desafios da inclusão escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe Disabled student at physical education: improvements and challenges of inclusionen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElvisAyronRochadosSantos.pdf240,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.