Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Erlaine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380pt_BR
dc.contributor.referee1Chiariello, Caio Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858881569501075pt_BR
dc.contributor.referee2Ruviaro, Clandio Favarini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2973163586729275pt_BR
dc.creatorMorais, Manoela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4394691177638208pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-07T13:09:30Z-
dc.date.available2020-07-07T13:09:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMORAIS, Manoela. Gestão de cooperativas: a existência ou não de ações para fidelização nas cooperativas agropecuárias de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3501-
dc.description.abstractThis research has as main focus identify if there are actions to fidelization of the associates in the agricultural cooperatives of Dourados/MS and verify how are managed the questions about the fidely of associates in the cooperatives. To the analisys were consulted five cooperatives whit six respondents as whole. The considered variables as most important to the fidelization of cooperated were Price, Treatment, Confidence, Term and Institutional Image. Respondents said the loyal cooperated is the one who purchases supplies, is engaged and honors his compromises with the cooperative association. About the actions to stimulate the fidelization of the cooperated , these are put, especially, in the delivery production term, in the deduction of the price in purchases, assistance and, in two cooperatives only, pratices and educational meetings. Apropos, the cooperatives consulted said his associates are loyals. The circunstance inthat are most identified infidelity from the associates is about the competition which offers some attractive negociations to associates outside of cooperative. The associates who presents unloyal behavior are the ones who aren’t engaged with the cooperativism system and/or have other business interests. Suggestions to stimulate the fidelization of the associates are the offering a good treatment, engagement whit the cooperative and realize investments to attract the associates.en
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo identificar se existem ações para a fidelização dos associados nas cooperativas agropecuárias de Dourados/MS, verificando como são tratadas as questões relacionadas à fidelidade dos associados nas cooperativas. Houve participação de cinco cooperativas e com seis respondentes ao todo. As variáveis consideradas mais importantes para a fidelização dos cooperados foram, Preço, Atendimento, Confiança, Prazo e Imagem Institucional. Os respondentes identificaram que um cooperado fiel é aquele que compra insumos, se compromete e honra com os compromissos dentro da cooperativa. E as ações oferecidas para buscar a fidelização dos cooperados dizem respeito a prazos para entrega da produção, descontos na aquisição de produtos, assistência oferecida e somente duas cooperativas realizam práticas sócio- educativas ou palestras e encontros. As cooperativas identificaram que seus cooperados são relativamente fiéis. A circunstancia em que mais ocorre infidelidade dos cooperados é pelo mercado concorrente que muitas vezes apresenta condições que chamam a atenção dos cooperados para realizar práticas fora do sistema cooperativista. Os cooperados que apresentam comportamento constante de infidelidade são aqueles que não possuem comprometimento com o sistema cooperativista e/ou possuem outras atividades como alvo principal. As sugestões apresentadas para estimular a fidelização dos associados, evidencia-se o oferecimento de bom atendimento, comprometimento com a cooperativa e investimentos na cooperativa para chamar atenção dos associados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-07T13:09:30Z No. of bitstreams: 1 ManoelaMorais.pdf: 700213 bytes, checksum: 2654b88e98b4704d2d3c5b6515f158a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-07T13:09:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ManoelaMorais.pdf: 700213 bytes, checksum: 2654b88e98b4704d2d3c5b6515f158a7 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCooperativaspt_BR
dc.subjectCooperativesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleGestão de cooperativas: a existência ou não de ações para fidelização nas cooperativas agropecuárias de Dourados/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManoelaMorais.pdf683,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.