Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Claudio Benito Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8148100083619504pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Eudes Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906pt_BR
dc.creatorFontanive, Marcelo Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021266086348069pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T16:50:53Z-
dc.date.available2018-12-10T16:50:53Z-
dc.date.issued2011-04-29-
dc.identifier.citationFONTANIVE, Marcelo Antonio. Pantanal: a construção de uma paisagem a partir das categorias de estética e natureza. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/355-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of deepening the topics studied by Geographic Languages Research Group. It is a world reading from a case study, the Pantanal, which is addressed by the benchmarks of aesthetics and nature are central to better understand how this is predominantly perceived and reported in the context of teaching geography. The rescue of the categories of aesthetics and nature, in science and philosophy, demonstrates many aspects of the historical construction of the prevailing understanding of the Pantanal that echo the discourse of teachers and textbooks and geography, as well as in media statements, especially in electronic media, which is one analyzed in this study. The structure of the work consists of the characterization of language in the humanities, the concept of nature in modern geography and the understanding of modern aesthetics in the ideas of Kant and Hegel. We find from this theoretical framework and methodology of content analysis, which, based on questionnaires with some Geography teachers from public and private state of Mato Grosso do Sul, the Pantanal is considered as a natural landscape, a region closed and completed in its aesthetic sense of richness and natural beauty, with nature, therefore, a category that represents the individuality of this place. Moreover, issues related to aspects of preservation and environmental degradation are also widely disseminated by these vehicles and permeate the imaginary wetland. Thus, we build a Pantanal marked by duality, because on one hand we have the perfection of beauty of flora and fauna and on the other hand, the imperfection represented by such irresponsible actions and compromising the natural environment for future generations. This set of ideas about the Pantanal is present in the official discourse of geography, both teachers and textbooks, and represents an understanding of the same design that guided a seemingly contradicts himself, but who end up coming together to cover up the profound diversity of this place . Taking as a fact, according with Deleuzian ideas, only differences reputable representative models for the identification of similarity, which aim to transform the differences in concepts that seek IDs similarities, thus denies them everything that jars, or may contradict disharmonize standardizing the thought characteristic of modern classical reason. Having the theoretical thinking of Gilles Deleuze, more specifically the present in his work Difference and Repetition, seek, from their concepts of multiplicity.en
dc.description.resumoA presente dissertação é fruto do aprofundamento de temas estudados pelo Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas. É uma leitura de mundo a partir de um estudo de caso, o Pantanal, o qual é abordado por meio dos referenciais de estética e natureza, centrais para melhor compreender como este é hegemonicamente percebido e divulgado no contexto do ensino de Geografia. O resgate das categorias de estética e natureza, no âmbito da ciência e da filosofia, demonstra muitos aspectos da construção histórica do entendimento majoritário sobre o Pantanal que ecoam no discurso dos professores e dos livros didáticos de Geografia e, bem como, nos enunciados midiáticos, principalmente na mídia eletrônica, que é aquela analisada neste trabalho. A estrutura do trabalho é composta pela caracterização da linguagem nas ciências humanas, pela concepção de natureza na Geografia Moderna e pelo entendimento da estética moderna nas idéias de Kant e Hegel. Constatamos a partir desse referencial teórico e da metodologia de análise de conteúdo, que, com base em questionários aplicados a alguns professores de Geografia das redes pública e privada do Estado do Mato Grosso do Sul, o Pantanal é tido enquanto uma paisagem natural, uma região fechada e acabada em seu sentido estético de riqueza e beleza natural, sendo a natureza, portanto, uma categoria que representa a individualidade desse lugar. Por outro lado, questões pertinentes aos aspectos de preservação e degradação do meio ambiente também são amplamente divulgadas por esses veículos e permeiam o imaginário pantaneiro. Dessa forma, constrói-se um Pantanal marcado pela dualidade, pois de um lado temos a perfeição da beleza estética de flora e fauna e, do outro lado, a imperfeição representada por ações irresponsáveis e comprometedoras desse meio natural para as gerações futuras. O conjunto dessas idéias sobre o Pantanal se faz presente no discurso oficial da Geografia, tanto dos professores quanto dos livros didáticos, e representa um entendimento sobre o mesmo pautado numa concepção que aparentemente se contradiz, mas que acabam confluindo para acobertar a profunda diversidade desse lugar. Tomando por verdade, de acordo, com idéias deleuzianas, apenas diferenças conceituadas em modelos representativos de identificação de semelhança, os quais visam transformar as diferenças em conceitos que buscam as identificações de semelhanças, negando, assim, tudo aquilo que destoa, desarmoniza ou possa contradizer esse pensamento uniformizador característico da razão clássica moderna. Tendo como referencial teórico o pensamento de Gilles Deleuze, mais especificamente aquele presente em sua obra Diferença e Repetição, buscamos, a partir de seus conceitos de multiplicidade, rizoma e agenciamentos, acenar com possibilidades outras de leitura do Pantanal. De uma visão mais próxima dos sentidos humanos e da dinâmica escalar dos fenômenos que permeia a vida cotidiana das pessoas nesse lugar, possibilitando uma leitura mais rica por parte do discurso geográfico, ampliando os sentidos de leitura do mesmo. Buscamos abrir possibilidades para uma Geografia da diferença que permita ao fenômeno Pantanal ser não apenas natureza separada das relações humanas, mas multiplicidade de sentidos na contingência espacial do lugar. O Pantanal é natureza humanamente produzida enquanto acontecimento do mundo pensado/vivido nas condições sociais ali territorializadas em suas potencialidades, em seus devires e mudanças múltiplas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-12-10T16:50:53Z No. of bitstreams: 1 MarceloAntonioFontanive.pdf: 7703399 bytes, checksum: 7b94615d134d0f11d4f2ce1f2025afd4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-10T16:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarceloAntonioFontanive.pdf: 7703399 bytes, checksum: 7b94615d134d0f11d4f2ce1f2025afd4 (MD5) Previous issue date: 2011-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPantanal (Brasil)pt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titlePantanal: a construção de uma paisagem a partir das categorias de estética e naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloAntonioFontanive.pdf7,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.