Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/363
Tipo: Dissertação
Título: Olhares investigativos sobre a fronteira internacional de Aral Moreira/Brasil com o departamento Santa Virginia/Paraguai: um estudo de caso etnográfico
Autor(es): Barbosa, Jefferson Machado
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Ceres
metadata.dc.contributor.referee1: Goettert, Jones Dari
metadata.dc.contributor.referee2: Limberti, Rita Aparecida de Cássia Pacheco
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Andérbio Márcio Silva
Resumo: Com esse estudo etnográfico procurei apresentar como duas docentes de língua portuguesa do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da fronteira internacional de Aral Moreira/Brasil com o Departamento Santa Virgínia/Paraguai “enxergam” e percebem a realidade bilíngue de seu contexto de trabalho. Além disso, busquei traçar um Panorama Histórico da região em estudo. Trata-se de uma pesquisa etnográfica qualitativa, do tipo estudo de caso, com significativa permanência no campo. Também com afastamentos do próprio campo para poder “estranhá-lo e perceber sutilezas invisibilizadas pela permanência e pela familiaridade uma vez que, o próprio pesquisador também é oriundo do campo pesquisado”. A etapa de constituição do corpus consistitiu-se de três momentos, entrevista estruturada, análise do texto corrigido pelas professoras e, posteriormente, entrevistas narrativas com as docentes. Na análise de dados nos apoiamos, especialmente, em Erickson (1990a/1992b/1988c) para realizar a Triangulação de Registros e /ou de Dados coletados.
Abstract: Con este estudio etnográfico yo trato de presentar como dos profesores de lengua portuguesa de la escuela primaria de dos escuelas públicas de la frontera internacional de Aral Moreira/Brasil con el Departamento de Santa Virginia/Paraguay "observan" y darse cuenta de la realidad bilingüe de su contexto de trabajo. Además, he intentado dibujar un Antecedentes históricos de la zona de estudio. Se trata de una investigación etnográfica cualitativa, tipo estudio de caso, con estancia significativo en el campo. También con las autorizaciones del campo mismo con el fin de "extraño y realizar sutilezas invisibilizaron la permanencia y la familiaridad ya que el investigador también viene del campo investigado." La constitución del corpus consistitiu paso hasta tres veces, entrevistas estructuradas, análisis de textos corregidos por los profesores y entrevistas más tarde narrativos con los maestros. En el análisis de los datos nos basamos en, sobre todo en Erickson (1990a/1992b/1988c) para realizar los registros de triangulación y / o los datos recogidos.
Palavras-chave: Brasil-Paraguai - Região de fronteira
Brazil-Paraguay Border Region
Bilinguismo
Bilingualism
Educação pública
Public education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: BARBOSA, Jefferson Machado. Olhares investigativos sobre a fronteira internacional de Aral Moreira/Brasil com o departamento Santa Virginia/Paraguai: um estudo de caso etnográfico. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/363
Data do documento: 13-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JeffersonMachadoBarbosa.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.