Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Joelson Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807384932474107pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Áurea da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711181076526898pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Emerson Machado de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341724276580365pt_BR
dc.creatorLemes, Jussara Fernandes-
dc.creatorSilva, Maria Roseane da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463783201252814pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3164117447079037pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T13:07:38Z-
dc.date.available2020-07-21T13:07:38Z-
dc.date.issued2014-11-27-
dc.identifier.citationLEMES, Jussara Fernandes; SILVA, Maria Roseane da. Diagnóstico para a proposição de programa de educação ambiental para a Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais/UFGD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3636-
dc.description.abstractThis work aims to develop a proposal for Environmental Education Program for FCBA- UFGD. The participants had to the diagnosis of college it was possible to check the current scenario, featuring the infrastructure, developed activities and quantifying the academic community. Participatory questionnaire was provided on Google drive, your questions were based on positive and negative descriptive factors identified by the diagnostic phase, were formulated as SWOT analysis structure of the matrix (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Finally, the submission of positive and negative factors were submitted to the procedures of structural analysis and morphological analysis adopted by the prospective scenarios construction method proposed by Godet (2007), held through MICMAC application. The program's lines of action were based on key variables determined by the application. Despite having the course of Environmental Management, were identified several environmental problems in college, as the absence of an environmental education program to sensitize the academic community to provide the correct segregation of waste, visual pollution, waste of natural resources, among others. Structural analysis showed that the system key variable is the only infrastructure failure focused on communication and environmental education, confirming the design of the authors on the lines of action to be worked in the program. However, it is expected that the proposal be mature by the faculty to guide more sustainable actions and serve as an example of successful experience for the university.en
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de Programa de Educação Ambiental para a FCBA- UFGD. Para tanto foi realizado o diagnóstico da faculdade em que foi possível verificar o cenário atual, caracterizando a infraestrutura, atividades desenvolvidas e quantificando a comunidade acadêmica. O questionário participativo foi disponibilizado no Google drive, suas questões foram baseadas nos fatores descritivos positivos e negativos identificados pela fase de diagnóstico, foram formuladas conforme estrutura de análise da matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Por fim, a submissão dos fatores positivos e negativos aos procedimentos de análise estrutural e análise morfológica adotados pelo método de construção de cenários prospectivos proposto por Godet (2007), realizado por meio do aplicativo MICMAC. As linhas de ação do programa foram baseadas nas variáveis- chave determinadas pelo aplicativo. Apesar de possuir o curso de Gestão Ambiental, foram identificados vários problemas ambientais na faculdade, como ausência de um trabalho de educação ambiental a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica para que façam a segregação correta dos resíduos, poluição visual, desperdício de recursos naturais, entre outros. A análise estrutural demonstrou que a única variável-chave do sistema é a insuficiência de infraestrutura voltada à comunicação e educação ambiental, confirmando a concepção dos autores sobre as linhas de ação a serem trabalhadas no programa. Contudo, espera-se que a proposta seja amadurecida pela faculdade a fim de orientar ações mais sustentáveis e servir como exemplo de experiência bem sucedida para a universidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-21T13:07:38Z No. of bitstreams: 1 JussaraFernandesLemes - MariaRoseanedaSilva.pdf: 3830252 bytes, checksum: 185a167ddce20dc06226eb2555dca443 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-21T13:07:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JussaraFernandesLemes - MariaRoseanedaSilva.pdf: 3830252 bytes, checksum: 185a167ddce20dc06226eb2555dca443 (MD5) Previous issue date: 2014-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Managementen
dc.subjectAnalise FOFApt_BR
dc.subjectSWOT matrixen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDiagnóstico para a proposição de programa de educação ambiental para a Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais/UFGDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JussaraFernandesLemes - MariaRoseanedaSilva.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.