Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Ceres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076861432756697 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castela, Greice da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9794987194529294 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8608492668861352 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rees, Dilys Karen | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7851019818083889 | pt_BR |
dc.creator | Benedetti, Luis Angelo Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0640727392183631 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T19:14:02Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T19:14:02Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-30 | - |
dc.identifier.citation | BENEDETTI, Luis Angelo Lima. Ensino aprendizagem de línguas espaços de sentido. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/365 | - |
dc.description.abstract | This research aims a discussion about the insertion of the digital information and communication technologies in the Act-do of educators and teachers dedicated to teaching of languages, primarily on the complex bi or multilingual contexts, work on the use of the web sites called blogs, or virtual diaries, as a pedagogical technique. This is the fi rst step to futures initiatives intending to develop a methodology, which’s the fi rst product, was already delivered back to the community, the class: “Teaching on multicultural and multilinguistic scenes” directed to indigenous teachers from the city of Dourados, Mato Grosso do Sul, in particular the bilingual speakers working in the indigenous schools of the municipality. Initiate in a contextualization about the contemporary society, placed into the information age, or postmodernity, to the construction, helped by theoretical contributions from bilingualism, of a way for the use of the blogs in the school routine. Brings also the discussion held with the participating teachers about the importance of the blogs in the indigenous school, by its ability to provide transparency and to help the school to penetrate in the community, encouraging the school to become to be a space for the Guarani Nhandeva/Kaiowá and Terena’s language/culture rescue and promotion. Conclude pointing about the interest generated in the group of indigenous teachers participating, as well as the feedback given by then to the questions made, placing a list of the blogs built by these teachers during their participation in the course. | en |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma discussão sobre a inserção das tecnologias digitais da informação e da comunicação no agir-fazer pedagógico de educadores e professores dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas, especialmente em contextos bi ou multilíngues complexos. Está focado na utilização dos mini sítios de internet chamados de blogs, ou diários virtuais, como ferramenta pedagógica. Trata-se do ponto de partida para novos estudos de uma metodologia cujo primeiro produto já foi entregue à comunidade, o curso: “A formação do professor de cenário plurilíngue e pluricultural”, direcionado a professores indígenas de Dourados, Mato Grosso do Sul, preferencialmente falantes bilíngues, que trabalhem nas escolas das aldeias do município. Parte de uma contextualização da sociedade contemporânea dentro da era informacional, ou pós- -modernidade, para a construção, a partir de aportes teóricos do bilinguismo, de uma proposta de aplicação dos blogs no cotidiano escolar. Traz a discussão realizada com os professores participantes sobre a importância do blog na escola indígena, sua capacidade de dotá-la de transparência e de capacidade de penetração na comunidade, para que o espaço escolar também se torne um espaço de resgate da língua e da cultura Guarani Ñhandeva/Kaiowá e Terena. Conclui apontando o interesse gerado no grupo de professores indígenas participantes, bem como o retorno dado por estes professores aos questionamentos levantados, trazendo uma lista dos blogs construídos pelo grupo durante sua participação no curso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-25T19:14:02Z No. of bitstreams: 1 LuisAngeloLimaBenedetti.pdf: 3738175 bytes, checksum: dac418cf75a085a0a11564d681b05a46 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-25T19:14:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuisAngeloLimaBenedetti.pdf: 3738175 bytes, checksum: dac418cf75a085a0a11564d681b05a46 (MD5) Previous issue date: 2012-05-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Technology - Study and teaching | en |
dc.subject | Povos indígenas - Guarani | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - Guarani | en |
dc.subject | Povos indígenas - Kaiowá | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - Kaiowá | en |
dc.subject | Povos indígenas - Ñandevas | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - Ñandevas | en |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Multilingualism | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.title | Ensino aprendizagem de línguas espaços de sentido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LuisAngeloLimaBenedetti.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.