Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Ceres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076861432756697pt_BR
dc.contributor.referee1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794987194529294pt_BR
dc.contributor.referee2Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.contributor.referee3Rees, Dilys Karen-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7851019818083889pt_BR
dc.creatorBenedetti, Luis Angelo Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640727392183631pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-25T19:14:02Z-
dc.date.available2019-03-25T19:14:02Z-
dc.date.issued2012-05-30-
dc.identifier.citationBENEDETTI, Luis Angelo Lima. Ensino aprendizagem de línguas espaços de sentido. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/365-
dc.description.abstractThis research aims a discussion about the insertion of the digital information and communication technologies in the Act-do of educators and teachers dedicated to teaching of languages, primarily on the complex bi or multilingual contexts, work on the use of the web sites called blogs, or virtual diaries, as a pedagogical technique. This is the fi rst step to futures initiatives intending to develop a methodology, which’s the fi rst product, was already delivered back to the community, the class: “Teaching on multicultural and multilinguistic scenes” directed to indigenous teachers from the city of Dourados, Mato Grosso do Sul, in particular the bilingual speakers working in the indigenous schools of the municipality. Initiate in a contextualization about the contemporary society, placed into the information age, or postmodernity, to the construction, helped by theoretical contributions from bilingualism, of a way for the use of the blogs in the school routine. Brings also the discussion held with the participating teachers about the importance of the blogs in the indigenous school, by its ability to provide transparency and to help the school to penetrate in the community, encouraging the school to become to be a space for the Guarani Nhandeva/Kaiowá and Terena’s language/culture rescue and promotion. Conclude pointing about the interest generated in the group of indigenous teachers participating, as well as the feedback given by then to the questions made, placing a list of the blogs built by these teachers during their participation in the course.en
dc.description.resumoEste trabalho traz uma discussão sobre a inserção das tecnologias digitais da informação e da comunicação no agir-fazer pedagógico de educadores e professores dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas, especialmente em contextos bi ou multilíngues complexos. Está focado na utilização dos mini sítios de internet chamados de blogs, ou diários virtuais, como ferramenta pedagógica. Trata-se do ponto de partida para novos estudos de uma metodologia cujo primeiro produto já foi entregue à comunidade, o curso: “A formação do professor de cenário plurilíngue e pluricultural”, direcionado a professores indígenas de Dourados, Mato Grosso do Sul, preferencialmente falantes bilíngues, que trabalhem nas escolas das aldeias do município. Parte de uma contextualização da sociedade contemporânea dentro da era informacional, ou pós- -modernidade, para a construção, a partir de aportes teóricos do bilinguismo, de uma proposta de aplicação dos blogs no cotidiano escolar. Traz a discussão realizada com os professores participantes sobre a importância do blog na escola indígena, sua capacidade de dotá-la de transparência e de capacidade de penetração na comunidade, para que o espaço escolar também se torne um espaço de resgate da língua e da cultura Guarani Ñhandeva/Kaiowá e Terena. Conclui apontando o interesse gerado no grupo de professores indígenas participantes, bem como o retorno dado por estes professores aos questionamentos levantados, trazendo uma lista dos blogs construídos pelo grupo durante sua participação no curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-25T19:14:02Z No. of bitstreams: 1 LuisAngeloLimaBenedetti.pdf: 3738175 bytes, checksum: dac418cf75a085a0a11564d681b05a46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-25T19:14:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuisAngeloLimaBenedetti.pdf: 3738175 bytes, checksum: dac418cf75a085a0a11564d681b05a46 (MD5) Previous issue date: 2012-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTechnology - Study and teachingen
dc.subjectPovos indígenas - Guaranipt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Guaranien
dc.subjectPovos indígenas - Kaiowápt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Kaiowáen
dc.subjectPovos indígenas - Ñandevaspt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Ñandevasen
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectMultilingualismen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleEnsino aprendizagem de línguas espaços de sentidopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisAngeloLimaBenedetti.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.