Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/370
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Adair Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6884312497185259 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Elvira Lopes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4116478895203062 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Célia Regina Delácio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4978877013343192 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Góis, Marcos Lúcio de Sousa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8634475396559215 | pt_BR |
dc.creator | Napolitano, Alice Ane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9932098431397793 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T20:37:13Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T20:37:13Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-11 | - |
dc.identifier.citation | NAPOLITANO, Alice Ane. As Propostas de reescrita no livro didático do ensino fundamental: limites e possibilidades para a apropriação das capacidades de linguagem. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/370 | - |
dc.description.abstract | With this study, we intend to reflect on and to analyze whether how the proposals are directed rewriting of texts didactic books recommended by national didactic books programPNLD 2011 and understand if activities in the modules (chapters) provided the development of language capacities by means of which students will have more autonomy to the comprehension and action in the specific communicative situation. Parting from the epistemological frame of Bronckart`s Sociodiscursive Interactionism (2007), on the theorethical-methodological supports for the teaching of mother tongue of Schneuwly & Dolz (2004) and the dialogical rewriting`conceptions (GONÇALVES & BAZARIM, 2009), we investigate how two collections of didactic books voted among the teacher of city Dourados, municipality of Mato Grosso do sul - approach textual gender's rewriting in Primary Education cycle II. For its fulfillment, we will uphold on Bronckart's textual leafy (2007), which contemplates textual infrastructure, discursive and linguistic-discursive components. For didactic effect we selected the genre critical review. Our studies demonstrate that the Diálogo collection don‟t provided the development of all language capacities. The Para Viver Juntos collection, focus the three analyzed language‟s capabilities, but has failures. From the analysis, we propose possible activities that may enable the development of language capacities. | en |
dc.description.resumo | Com este estudo, intencionamos refletir e analisar como são direcionadas as propostas de reescrita de textos em livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011 e compreender se as atividades desenvolvidas nos módulos (capítulos) proporcionam o desenvolvimento de capacidades de linguagem por meio das quais o aluno terá mais autonomia para a compreensão e ação numa situação comunicativa específica. A partir do quadro epistemológico do Interacionismo sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (2007), nos aportes teórico-metodológicos para o ensino de língua materna de Schneuwly e Dolz (2004) e em concepções de reescrita dialógica (GONÇALVES & BAZARIM, 2009), vamos investigar como duas coleções de Livros Didáticos votadas entre os professores da cidade de Dourados, município de Mato Grosso do Sul, a saber: Coleção “Diálogos” e Coleção “Para Viver Juntos”, ambas para o Ensino Fundamental, abordam a reescrita de gêneros no Ensino Fundamental ciclo II. Para sua efetivação, vamos nos apoiar no folhado textual de Bronckart (2007), que contempla a infraestrutura textual, os componentes discursivos e linguístico-discursivos. Para efeito didático selecionamos o gênero resenha crítica. Nossos resultados demonstram que a coleção Diálogo não proporciona o desenvolvimento de capacidades de linguagem e não aborda eficientemente as três capacidades de linguagem. A coleção Para Viver Juntos foca as três capacidades de linguagem analisadas, mas apresenta falhas. A partir da análise, propomos outra possibilidade de atividades que podem possibilitar o desenvolvimento das capacidades de linguagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-25T20:37:13Z No. of bitstreams: 1 AliceAneNapolitano.pdf: 13204360 bytes, checksum: 7bdec96a44c61d51890ed9dc9a7e7b8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-25T20:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AliceAneNapolitano.pdf: 13204360 bytes, checksum: 7bdec96a44c61d51890ed9dc9a7e7b8d (MD5) Previous issue date: 2012-06-11 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | en |
dc.subject | Gêneros literários | pt_BR |
dc.subject | Literary Genres | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | As Propostas de reescrita no livro didático do ensino fundamental: limites e possibilidades para a apropriação das capacidades de linguagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AliceAneNapolitano.pdf | 12,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.