Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Elvira Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4116478895203062pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.contributor.referee3Góis, Marcos Lúcio de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634475396559215pt_BR
dc.creatorNapolitano, Alice Ane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932098431397793pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-25T20:37:13Z-
dc.date.available2019-03-25T20:37:13Z-
dc.date.issued2012-06-11-
dc.identifier.citationNAPOLITANO, Alice Ane. As Propostas de reescrita no livro didático do ensino fundamental: limites e possibilidades para a apropriação das capacidades de linguagem. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/370-
dc.description.abstractWith this study, we intend to reflect on and to analyze whether how the proposals are directed rewriting of texts didactic books recommended by national didactic books programPNLD 2011 and understand if activities in the modules (chapters) provided the development of language capacities by means of which students will have more autonomy to the comprehension and action in the specific communicative situation. Parting from the epistemological frame of Bronckart`s Sociodiscursive Interactionism (2007), on the theorethical-methodological supports for the teaching of mother tongue of Schneuwly & Dolz (2004) and the dialogical rewriting`conceptions (GONÇALVES & BAZARIM, 2009), we investigate how two collections of didactic books voted among the teacher of city Dourados, municipality of Mato Grosso do sul - approach textual gender's rewriting in Primary Education cycle II. For its fulfillment, we will uphold on Bronckart's textual leafy (2007), which contemplates textual infrastructure, discursive and linguistic-discursive components. For didactic effect we selected the genre critical review. Our studies demonstrate that the Diálogo collection don‟t provided the development of all language capacities. The Para Viver Juntos collection, focus the three analyzed language‟s capabilities, but has failures. From the analysis, we propose possible activities that may enable the development of language capacities.en
dc.description.resumoCom este estudo, intencionamos refletir e analisar como são direcionadas as propostas de reescrita de textos em livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011 e compreender se as atividades desenvolvidas nos módulos (capítulos) proporcionam o desenvolvimento de capacidades de linguagem por meio das quais o aluno terá mais autonomia para a compreensão e ação numa situação comunicativa específica. A partir do quadro epistemológico do Interacionismo sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (2007), nos aportes teórico-metodológicos para o ensino de língua materna de Schneuwly e Dolz (2004) e em concepções de reescrita dialógica (GONÇALVES & BAZARIM, 2009), vamos investigar como duas coleções de Livros Didáticos votadas entre os professores da cidade de Dourados, município de Mato Grosso do Sul, a saber: Coleção “Diálogos” e Coleção “Para Viver Juntos”, ambas para o Ensino Fundamental, abordam a reescrita de gêneros no Ensino Fundamental ciclo II. Para sua efetivação, vamos nos apoiar no folhado textual de Bronckart (2007), que contempla a infraestrutura textual, os componentes discursivos e linguístico-discursivos. Para efeito didático selecionamos o gênero resenha crítica. Nossos resultados demonstram que a coleção Diálogo não proporciona o desenvolvimento de capacidades de linguagem e não aborda eficientemente as três capacidades de linguagem. A coleção Para Viver Juntos foca as três capacidades de linguagem analisadas, mas apresenta falhas. A partir da análise, propomos outra possibilidade de atividades que podem possibilitar o desenvolvimento das capacidades de linguagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-25T20:37:13Z No. of bitstreams: 1 AliceAneNapolitano.pdf: 13204360 bytes, checksum: 7bdec96a44c61d51890ed9dc9a7e7b8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-25T20:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AliceAneNapolitano.pdf: 13204360 bytes, checksum: 7bdec96a44c61d51890ed9dc9a7e7b8d (MD5) Previous issue date: 2012-06-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectLiterary Genresen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAs Propostas de reescrita no livro didático do ensino fundamental: limites e possibilidades para a apropriação das capacidades de linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AliceAneNapolitano.pdf12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.