Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3786
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma Análise das motivações e das expectativas em relação à pós-graduação de acadêmicos do curso de administração: um estudo de caso no município de Dourados-MS
Autor(es): Ricardo, Rodrigo Corrêa
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Soraia Santos da
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Alexandre de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Binotto, Erlaine
Resumo: A presente monografia tem como objetivo investigar as motivações e as expectativas de acadêmicos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Dourados do Estado do Mato Grosso do Sul em relação à continuidade da sua formação, em específico, cursar uma Pós-Graduação. A pesquisa analisou o perfil pessoal e profissional destes acadêmicos, caracterizando-se como do tipo descritiva e exploratória e os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado aplicado junto aos sujeitos da pesquisa. Os resultados mostram que os acadêmicos apresentam as seguintes preferências: a grande maioria pretende atuar no ramo da Administração ou fazer uma Pósgraduação ao término da graduação, ressaltando a expansão do mercado de trabalho que passa a exigir profissionais com Pós-graduação, e também apontaram a existência de maior concorrência como os principais desafios. Quanto à educação continuada, a maioria tem interesse na realização de um curso de Pós-graduação no futuro e as áreas de maior interesse foi a de Administração de Empresas corroborando com suas motivações que é o desejo de melhorar o posicionamento profissional frente à competição no mercado de trabalho seguida pela possibilidade de identificar potencialidades e oportunidades de autoconhecimento facilitando o planejamento de carreira e suas expectativas onde o desejo de maior desenvolvimento profissional com a realização de um curso de pós-graduação e a perspectiva de manter-se atualizado e competitivo no mercado de trabalho são as opções mais indicadas por estes acadêmicos. Já em relação às motivações para não fazerem uma Pós-graduação, a questão predominante, respondida somente por aqueles que negaram sua intenção em realizar um curso de pós-graduação no futuro, foi a de não terem certeza da área que pretendem se especializar e também vale ressaltar que grande parte pretendem primeiro trabalhar na área a fim de ganharem experiência profissional.
Abstract: This thesis aims to investigate the motivations and academic expectations Administration Course of a Higher Education Institution (IES) in the municipality of Mato Grosso do Sul state Dourados regarding the continuity of their education, in particular, attend a Post Graduation. The search examined the personal and professional profile of these academics, characterized as descriptive and exploratory and data were collected through a semi-structured questionnaire addressed to the research subjects. The results show that academics have the following preferences: the vast majority intends to operate in the Management branch or make a post-graduate at the end of graduation, stressing the expansion do labor market that now requires professionals with a postgraduate degree, and also pointed the existence of more competition as the main challenges. As for continuing education, most are interested in conducting a post-graduate course in future e the areas of greatest interest was the Business Administration confirming their motivations is the desire to improve the professional positioning against the competition in the market Work followed by the possibility of identifying potential and self opportunities facilitating career planning and its expectations where the desire for greater professional development with the completion of a postgraduate course and the prospect of keeping up to date and competitive in the labor market are the options most suitable for these scholars. Regarding the reasons for not doing a post-graduate, the prevailing question, answered only by those who denied its intention to conduct a postgraduate course in the future, was to not have sure the area you want to specialize and also it is noteworthy that much claim to the first work in the area in order to gain professional experience.
Palavras-chave: Educação continuada
Continuing education
Mercado de trabalho
Labor market
Educação superior - pós-graduação
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: RICARDO, Rodrigo Corrêa. Uma Análise das motivações e das expectativas em relação à pós-graduação de acadêmicos do curso de administração: um estudo de caso no município de Dourados-MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3786
Data do documento: 20-Nov-2015
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoCorreaRicardo.pdf946,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.