Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/38
Tipo: Dissertação
Título: Produção colaborativa na web: uma experiência de escrita digital a partir da tecnologia WIKI
Título(s) alternativo(s): Collaborative web production: an experience of digital writing from WIKI technology
Autor(es): Bomfim, Luciene da Silva Santos
Primeiro Orientador: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Petrílson Alan
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Célia Regina Delácio
Resumo: As novas tecnologias digitais, em especial a internet, possibilitaram inúmeras inovações em diversos setores da atividade humana, levando-nos a repensar sobre a importância da internet na construção de conhecimento no mundo social atual. Neste trabalho, analisamos a contribuição da ferramenta wiki e sua utilização para a escrita/reescrita de textos. Com esta ferramenta, há uma ruptura acerca da linearidade da escrita convencional por possibilitar a construção colaborativa de (hiper)textos na Web, favorecendo a mixagem de múltiplas linguagens (verbal, imagética, sonora, gráfica etc.), além da inserção de hiperlinks, os quais oferecem ao leitor várias possibilidades de caminhos de leitura. Neste estudo, objetiva-se apresentar e discutir os resultados de uma experiência colaborativa de produção hipertextual utilizando a tecnologia wiki, com uma turma de 27 alunos (divididos em 6 grupos) da educação básica (2º ano Ensino Médio) de uma escola pública do município de Bataiporã/MS. Nosso trabalho está inserido no campo da Linguística Aplicada, orientado a partir de uma metodologia qualitativa de análise dos dados, gerados, primeiramente, depois de uma intervenção em sala de aula e; posteriormente, a partir do registro na plataforma wiki de um corpus de 74 versões resultantes da produção hipertextual de um dos grupos de participantes da pesquisa transcorrida no período de maio a agosto de 2012. Como orientação teórica, utilizamos estudos anteriores sobre práticas de escrita colaborativa em contexto digital (GOMES, SOARES & LEITE, 2007; LIMA, 2009; PINHEIRO 2011); estudos sobre letramento digital (COSCARELI, 2011; ROJO, 2012; SIGNORINI, 2012; MOITA LOPES, 2012), além de trabalhos que discutem as características inerentes ao (hiper)texto (MARCUSHI, 2005; GOMES, 2010; GOMES 2011). Com este estudo, é possível afirmar que há resultados positivos acerca do trabalho colaborativo de escrita/reescritas de (hiper)textos utilizando a ferramenta wiki, por facilitar o trabalho avaliativo do professor, propiciando-lhe acompanhar o processo de produção textual, para que, assim, o docente possa orientar cada aprendiz conforme suas reais dificuldades de escrita.
Abstract: The new digital technologies, especially the Internet, have enabled many innovations in different sectors of human activity, pressing the educational system to engaging technology resources for education. In this paper, we analyzed the contribution of the appliance wiki and its use for writing/rewriting texts. With this appliance, there is a break on the linearity of conventional writing for enabling the collaborative construction of (hyper)texts on the Web, favoring the multiple languages mixing (verbal, imagery, sound, graphics etc.), besides the inserting of hyperlinks, which offer the reader several possible of ways of reading. This study aims to present and discuss the results of a collaborative experience of hypertext production using the wiki technology, with a class of 27 students (divided into 6 groups) of basic education (2nd high school year) in a public school of Bataiporã city (Mato Grosso do Sul). Our work is placed in the field of Applied Linguistics, oriented from a qualitative methodology of data analysis, generated, first, after an intervention in the classroom and; later, from the record in the wiki platform of a corpus of 74 versions from the of hypertext production of one of the groups of research participants elapsed from May to August, 2012. As theoretical orientation, we used previous research on collaborative writing practices in the digital environment (GOMES, SOARES & LEITE, 2007; LIMA, 2009; Pinheiro, 2011); studies on digital literacy (COSCARELI, 2011; ROJO, 2012; SIGNORINI, 2012; MOITA LOPES, 2012), as well as papers that discuss the inherent characteristics of the (hyper)text (MARCUSHI, 2005; GOMES, 2010; GOMES 2011). With this study, it’s possible to say that there are positive results about the collaborative writing/rewriting of (hyper)texts using the wiki appliance, for facilitating the teacher’s evaluation work, providing teacher to follow the writing text process, that so the teacher can guide each learner according to his/her actual writing difficulties.
Palavras-chave: Escrita colaborativa
Collaborative writing
Hipermidia
Hypermidia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: BOMFIM, Luciene da Silva Santos. Produção colaborativa na web: uma experiência de escrita digital a partir da tecnologia wiki. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/38
Data do documento: 1-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucienedaSilvaSantosBomfim.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.