Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3815
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os Acordos informais nas relações trabalhistas e suas implicações para os funcionários
Autor(es): Medina, Joseane Espindola
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
Resumo: O objetivo desse trabalho foi verificar os motivos que conduzem os trabalhadores a estabelecer relações de trabalho informais com seus empregadores. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, utilizando-se de entrevista semi-estruturada e questionário, com quatorze trabalhadores que tenham convivido com alguma situação de informalidade em suas vidas profissionais. Os resultados permitem observar que existem inúmeras situações que explicam essa aceitação. Entre as quais pode-se citar o fato de muitos trabalhadores desconhecerem seus direitos, ou seja, não possuírem conhecimento sobre a legislação trabalhista e sobre os órgãos responsáveis pela proteção ao trabalhador para que possam exigir das organizações boas condições de trabalho. Outra situação identificada foi em relação aos trabalhadores que conhecem seus direitos, talvez não todos, mas boa parte deles e mesmo dessa forma, conhecendo as conseqüências da informalidade se submetem a esse tipo de relação trabalhista. Diante desse contexto, através da análise dos resultados alcançados, pode-se afirmar que o que move os trabalhadores a manter uma relação trabalhista informal com seus empregadores é a necessidade de satisfazer necessidades imediatas.
Palavras-chave: Trabalho informal
Informal work
Relações de trabalho
Industrial relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MEDINA, Joseane Espindola. Os Acordos informais nas relações trabalhistas e suas implicações para os funcionários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3815
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseaneEspindolaMedina.pdf950,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.