Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3829
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos impactos da instalação de uma usina sucro-alcooleira na percepção da comunidade local: um estudo de caso da Usina Rio Brilhante/MS
Autor(es): Ody, Juliana
Primeiro Orientador: Talamini, Edson
Resumo: Objetiva-se com este estudo fazer uma análise da evolução do setor sucroalcooleiro no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, e com essa análise detectar os impactos causados com a instalação de usinas de açúcar e álcool. Para isso realizou-se um levantamento bibliográfico com a finalidade de obter maior conhecimento do objeto em estudo. Em um segundo momento foi realizada uma pesquisa descritiva onde se buscou opiniões sobre o tema com moradores do município de Rio Brilhante, MS. Por meio das respostas ao questionário a população da cidade demonstrou o seu grau de concordância com afirmações que mencionavam os impactos sociais, econômicos e ambientais causados pela implantação da Usina produtora de açúcar e álcool naquele município. Os resultados evidenciaram como ponto principal, a preocupação dos habitantes com o agravamento da violência devido ao aumento da população. Foi ressaltada também a preocupação com o meio ambiente, pois as Usinas Sucroalcooleiras causam vários impactos ambientais com sua implantação e seu funcionamento.
Palavras-chave: Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
Análise do impacto econômico
Economic impact analysis
Análise do impacto ambiental
Environmental impact analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: ODY, Juliana. Análise dos impactos da instalação de uma usina sucro-alcooleira na percepção da comunidade local: um estudo de caso da Usina Rio Brilhante/MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3829
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaOdy.pdf624,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.