Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3832
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos stakeholders: funcionários e governo sobre duas usinas processadoras de cana-de-açúcar presentes no município de rio Brilhante - MS
Autor(es): Casadias, Luzair
Primeiro Orientador: Corrêa, Filipe Toscano de Brito Simões
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos Stakeholders: funcionários e governo sobre duas usinas processadoras de cana-de-açúcar presentes no município de Rio Brilhante – MS.. A estratégia da pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. As fontes de dados foram as primárias com instrumento de coleta dos dados através de entrevistas não-estruturada que segundo Lakatos e Marconi (2001) o entrevistado tem liberdade para expressar suas opiniões e sentimentos. A amostragem não-probabilística escolhida por acessibilidade. As duas usinas pertencem ao mesmo grupo francês e possui a mesma gestão. A partir de estudos de elementos interpretativos, adotando enfoque contextual é possível compreender o relacionamento da organização com seus públicos interessados, sua percepção, interesses e expectativas. Identificou-se que percepção dos stakeholders envolvidos parte da premissa de que as usinas são agentes empregadores, que promovem o desenvolvimento do município, porém, são percebidas como ameaça ao meio ambiente. Identificou-se também o desejo por políticas públicas e estratégias para solução de problemas relacionados ao meio ambiente, às empresas terceirizadas e problemas sociais causados pelas usinas.
Palavras-chave: Stakeholder
Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
Planejamento estratégico
Strategic planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CASADIAS, Luzair. Percepção dos stakeholders: funcionários e governo sobre duas usinas processadoras de cana-de-açúcar presentes no município de rio Brilhante - MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3832
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuzairCasadias.pdf509,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.