Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3833
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Possíveis barreiras não tarifárias nas exportações brasileiras de biodiesel para os estados Unidos, Japão e União Européia
Autor(es): Lodi, Paulo Henrique
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão a respeito das possíveis barreiras que o Brasil pode vir a sofrer com a exportação de biodiesel. Com isso, é fundamental que se observe as peculiaridades dos Estados Unidos, Japão e União Européia, visando detectar seus pontos de restrição sobre suas importações. A metodologia aqui utilizada constitui-se basicamente de um levantamento bibliográfico e um estudo de caso em uma usina de biodiesel do sul do Mato Grosso do Sul. A complexa formação de barreiras não tarifárias e sua utilização puderam ser aprofundadas por meio de uma pesquisa bibliográfica. Conhecer os mercados com os quais se pretende manter relações comerciais contribui para a mitigação dos impactos provenientes de particularidades restritivas sobre dado produto que se pretende exportar, assim como contribui para um comércio mais aberto que possibilita maiores volumes de exportação. Pôde constatar-se ainda neste estudo, que os principais fatores que restringem o comércio dos três mercados analisados, estão relacionados à sustentabilidade social, ambiental e especificações técnicas.
Palavras-chave: Barreira alfandegária
Trade barrier
Exportação
Exports
Biodiesel
Biodiesel fuels
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: LODI, Paulo Henrique. Possíveis barreiras não tarifárias nas exportações brasileiras de biodiesel para os estados Unidos, Japão e União Européia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3833
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloHenriqueLodi.pdf538,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.