Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Calixto, Vivian dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349356611596263pt_BR
dc.contributor.advisor-co1München, Sinara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960279735476613pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Adriana Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049234433381122pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Elisangela Matias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093003152737149pt_BR
dc.creatorFreitas, Wélica Patrícia Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9277993710980249pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-27T12:51:32Z-
dc.date.available2020-08-27T12:51:32Z-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.identifier.citationFREITAS, Wélica Patrícia Souza de. Abordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3946-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta a avaliação do desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visa investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. No momento de aplicação do conhecimento realizou-se um júri simulado com os alunos, abordando a problemática da proibição das sacolas plásticas. Para a análise dos resultados foram utilizados como instrumentos avaliativos, transcrições de questionários e argumentações feitas pelos educandos no momento das aulas e da apresentação do júri simulado. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise chegou-se a 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. As categorias finais são: 1) Conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente; 2) Plásticos, Polímeros e degradação: relações com a estrutura química. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadão críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-27T12:51:32Z No. of bitstreams: 1 WelicaPatriciaSouzadeFreitas.pdf: 1183771 bytes, checksum: acfb0214aad5d3aabbd9c2e9c86a80a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-27T12:51:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WelicaPatriciaSouzadeFreitas.pdf: 1183771 bytes, checksum: acfb0214aad5d3aabbd9c2e9c86a80a5 (MD5) Previous issue date: 2015-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectScience and technologyen
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectPlasticsen
dc.subjectPolímeropt_BR
dc.subjectPolymeren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAbordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadaniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WelicaPatriciaSouzadeFreitas.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.