Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise termodinâmica e econômica de diferentes sistemas de cogeração: um estudo de caso de uma usina sucroenergética do interior paulista
Autor(es): Cruz, Milena Yuri Hilahata
Dolci, Roberto Corazza
Primeiro Orientador: Silva, Ramon Eduardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Antonio Carlos Caetano de
metadata.dc.contributor.referee2: Turdera, Eduardo Mirko Valenzuela
Resumo: Neste trabalho propôs-se três diferentes sistemas de cogeração, aplicados a uma usina sucroenergética do interior paulista com o objetivo de expandir a geração de energia elétrica dessa usina. Foram realizadas as análises termodinâmicas e econômicas e calculados os índices de desempenho da configuração atual e das configurações propostas, definidas como caso 1, caso 2 e caso 3. As análises foram baseadas na primeira e segunda lei da termodinâmica. Para a viabilidade econômica considerou-se a variação do preço de venda da energia elétrica gerada, custo de implantação dos novos sistemas e custos de compra de combustível. A configuração atual da planta sucroenergética é composta por uma caldeira de 63kgf/cm2, uma de 21kgf/cm2 e uma turbina de contrapressão. O caso 1 é composto por duas caldeiras de 63 kgf/cm2 e duas turbinas de contrapressão. O caso 2 é composto por duas caldeiras de 63 kfg/cm2 e uma caldeira de 21 kgf/cm2 com uma turbina de contrapressão e uma turbina de condensação. O caso 3 é composto por uma caldeira de 63 kfg/cm2 e duas caldeiras de 21 kgf/cm2 com uma turbina de contrapressão e uma turbina de condensação. Através das análises constata-se que a configuração atual obtém os melhores resultados termodinâmicos, porém, o caso 1 e o caso 3 mostram-se atraentes economicamente para valores mínimos de investimento inicial e preços médios de venda de energia elétrica.
Abstract: This paper aims to assess three different cogeneration systems suggested for applying in a sugarcane mill in São Paulo state in order to expand the power generation at the plant. Thermodynamic and economic analyzes were done . The performance indixes of the current configuration and the proposals, called as case 1, case 2 and case 3 consecutively. The analyzes were based on the first and second law of thermodynamics. The economic viability has considered the variation of the selling price of the generated power, implementation costs of the new systems and fuel charges. The current configuration of the sugarcane plant consists of a 63kgf/cm2 boiler, one of 21kgf/cm2 and a back pressure turbine. The first case consists of two 63 kgf/cm2 boilers and two back pressure turbines. The case 2 is composed of two 63 kgf/cm2 boilers and a 21 kgf/cm2 boiler with a back pressure turbine and a condensing turbine. The case 3 comprises a 63 kgf/cm2 boiler and two 21 kgf/cm2 boilers with a back pressure turbine and a condensing turbine. The analysis have been found that the current configuration have shown the best thermodynamic results, however the case 1 and case 3 show themselves attractive economically for minimum amounts of initial investment and average selling prices of electricity.
Palavras-chave: Cogeração de energia elétrica e calor
Cogeneration of electric power and heat
Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
Análise energética
Energy analysis
Viabilidade econômica
Economic viability
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: CRUZ, Milena Yuri Hilahata; DOLCI, Roberto Corazza. Análise termodinâmica e econômica de diferentes sistemas de cogeração: um estudo de caso de uma usina sucroenergética do interior paulista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3956
Data do documento: 28-Ago-2014
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MilenaYuriHilataCruz - RobertoCorazzaDolci.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.