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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do consumo de ar em um motor alternativo ciclo Otto pela concentração de oxigênio nos produtos de combustão
Autor(es): Matos, Gabrielle Arce
Dal Molin, Natália Cardoso
Primeiro Orientador: Silva, Ramon Eduardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Antonio Carlos Caetano de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Fernando Augusto Alves
Resumo: Motores são máquinas que têm por finalidade transformar qualquer tipo de energia primária em energia mecânica para realizar trabalho. Em motores a combustão interna do ciclo Otto, o sistema de admissão é responsável por preparar a mistura ar/combustível em uma razão adequada para garantir o melhor funcionamento do equipamento. Quando a razão ar/combustível nas condições de operação é maior que a estequiométrica dizemos que a mistura é pobre, pois contem mais ar que o necessário para que a reação de combustão completa aconteça. Quando acontece o contrário dizemos que a mistura é rica. Os motores a combustão interna de ciclo Otto também são conhecidos como motores de ignição por centelha, pois a reação de combustão é iniciada pela liberação de energia em uma vela que provoca uma faísca. Nesse tipo de motor o sistema de combustível tenta manter a mistura próxima às condições de estequiometria, ligeiramente pobre para garantir a queima total do combustível. A qualidade da mistura pode ser determinada pela presença de oxigênio nos produtos de combustão e o dispositivo utilizado para fazer essa medida é a sonda lambda. O consumo de ar do motor tem razão direta com a geração de potência do mesmo e esse consumo pode ser determinado pelo balanço mássico entre os reagentes e os produtos. Esse trabalho tem por finalidade realizar um estudo sobre o consumo de ar de um motor Ford Zetec Rocam Flex de 1000 cc através da análise de gases de exaustão, utilizando um analisador de gases para medir a presença de oxigênio no escapamento da bancada utilizando-se etanol anidro.
Abstract: Engines are machines which convert any type of energy into mechanical energy or power to produce force and motion. In internal combustion engines of the Otto cycle fuel system is responsible for preparing the air / fuel mixture in an appropriate rate to ensure the best operation of the equipment. When the air / fuel rate under operating conditions is higher than the stoichiometric it is said that the mixture is poor since it contains more air than required for the combustion reaction to occur. When the opposite happens it is said that the mixture is rich. The internal combustion engines of Otto cycle are also known as spark-ignition engines, because the combustion reaction is initiated by the release of energy in a spark plug that causes a spark. In this type of engine, the fuel system tries to maintain the mixture nearer to the conditions of stoichiometry, slightly poor to ensure complete fuel combustion. The quality of the mixture can be determined by the presence of oxygen in the combustion products and the device used to make this measurement is lambda probe. The engine’s air consumption is directly related to the power generation itself and this consumption can be determined by mass balance between reactants and products. This study aims to conduct a study on the air consumption of an engine Ford Zetec Rocam Flex 1000 cc using a gas analyzer to measure the presence of oxygen in the exhaust countertop using anhydrous ethanol.
Palavras-chave: Motor de combustão interna
Internal combustion engines
Etanol
Ethanol
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: MATOS, Gabrielle Arce; DAL MOLIN, Natália Cardoso. Análise do consumo de ar em um motor alternativo ciclo Otto pela concentração de oxigênio nos produtos de combustão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3959
Data do documento: 19-Dez-2014
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