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Tipo: Dissertação
Título: Literatura infanto-juvenil e políticas públicas de leitura: um estudo do projeto Literatura em Minha Casa
Autor(es): Paula, Flávia Ferreira de
Primeiro Orientador: Fernandes, Célia Regina Delácio
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Zappone, Mirian Hisae Yaegashi
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Rogério Silva
Resumo: Foi objetivo desta pesquisa analisar os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), nos anos de 2001, 2002 e 2003 – anos do projeto Literatura em Minha Casa–, com livros distribuídos diretamente aos alunos, em especial as obras destinadas às 4ªs e 5ªs séries do ensino fundamental, totalizando cento e vinte obras. Dada a importância de se analisar o que vem sendo apontado como literatura de “boa qualidade” na seleção das obras para as compras governamentais nos últimos anos, buscamos verificar os critérios de seleção para as compras destes anos, as editoras contempladas, os autores e ilustradores mais recorrentes nas obras, as temáticas mais frequentes, o espaço físico nos quais as histórias se passam, a pluralidade étnica, os elementos culturais e as imagens de regionalismo brasileiros presentes nos livros escolhidos para os acervos, e, por fim, a questão do regional sul-matogrossense encontrado nas obras compradas pelo governo e distribuídas para escolas de todo o país. De modo geral, os critérios de seleção podem ser resumidos em duas exigências básicas: diversidade (de gêneros, assuntos, títulos e autores de diferentes épocas e regiões) e materialidade da obra (projeto gráfico e ilustrações que levam em consideração o público-alvo). Dados referentes ao mercado editorial, à análise dos autores e ilustradores mais recorrentes e ao espaço físico onde se passam as histórias nacionais mostram um predomínio da região Sudeste do Brasil nas obras analisadas. Também observamos que a recorrência de autores consagrados nos acervos formaria uma espécie de cânone literário nos três acervos estudados. Na análise referente às temáticas, verificamos que temas ligados à fantasia são a maioria, o que converge com o resultado do espaço físico onde as obras se passam: um lugar indefinido, muitas vezes o fabuloso ou encantado. Ao lado disso, foram encontradas imagensde pluralidade étnica em dezessete obras, elementos culturais e imagens de regionalismo brasileiros em onze obras e imagens do regional sul-matogrossense em três antologias com as poesias de Manoel de Barros, o poeta matogrossense. Estes resultados parecem apontar para dificuldades de representação destas características plurais de nosso país na literatura infantojuvenil nos anos em questão.
Abstract: The objective of this research was to analyze the collections of the “Programa Nacional Biblioteca da Escola” [School Library National Program] (PNBE) in 2001, 2002 and 2003 – years of the project Literatura em Minha Casa [Literature at Home] – with books distributed directly to students, especially the ones to students of the 4 th and 5 th grades of elementary school, a total of one hundred and twenty books. Since it is important to examine what has been chosen as literature of "good quality" in the selection for the government purchases in recent years, we investigate the selection criteria of these years, the editors chosen, the most recurrent authors and illustrators, the most frequent themes, where the stories take place, the ethnic pluralism, cultural elements and images of Brazilian regionalism present in the books chosen for the collections, and finally, the regional aspects of Mato Grosso do Sul found in thebooks purchased by the government and distributed to schools throughout the country. In general, the selection criteria can be summarized into two basic requirements: diversity (of genres, subjects, titles and authors from different periods and regions) and materiality of the work (graphic design and illustrations which take into account the target audience). Data concerning the publishing market, the analysis of the most recurrent authors and illustrators and the physical space where the national stories take place show a predominance of southeast of Brazil in the analyzed books. We also observed that the recurrence of established authors in the collections would form a kind of literary canon in these years. As far as the thematic analysis is concerned, we found that issues related to fantasy are the majority, which converges with the results of the physical space where the stories take place: an undefined place, often fabulous and charming. Besides, we found images of ethnic plurality in seventeen works, cultural elements and images of Brazilian regionalism in eleven books and images of the regional of Mato Grosso do Sul in three anthologies with poems by Manoel de Barros, the poet from Mato Grosso. These results seem to point out difficulties in representing these plural characteristics of our country in children’s literature in the analyzed years.
Palavras-chave: Leitura - política pública
Reading - Public policy
Programa Nacional Biblioteca da Escola
Literatura infantojuvenil
Young adult literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: PAULA, Flávia Ferreira de. Literatura infantojuvenil e políticas públicas de leitura: um estudo do projeto Literatura em Minha Casa. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58/jspui/handle/prefix/40
Data do documento: 30-Nov-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras
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