Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Demonstração do Valor Adicionado (DVA): uma demonstração da origem e distribuição da riqueza nas grandes empresas brasileiras
Autor(es): Silva, Adriano Cavalcante da
Primeiro Orientador: Oliveira, Letícia de
Resumo: A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) faz parte das novas exigências trazidas pela Lei no 11.638, de 28 de dezembro de 2007, também conhecida, como a Lei que promoveu alterações na Lei das Sociedades por Ações. Diante disto, o artigo visa demonstrar os principais elementos formadores de riqueza, bem como a sua distribuição, dentro das maiores empresas brasileiras segundo a Revista American Forbes (2007). Para tanto, foram utilizados indicadores criados a partir do modelo da demonstração aprovado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC 09/2008, propostos por Dalmacio et. al. (2003) e Santos (2007) e aplicados nas Demonstrações do Valor Adicionado em conjunto com o Balanço Patrimonial dos anos de 2007 e 2008 das empresas analisadas. Conclui-se que, sendo a DVA o demonstrativo da origem e distribuição da riqueza gerada na empresa, esta deveria ser elaborada por todas as empresas, sendo obrigatória ou não, pois além de trazer relevantes informações para os usuários da contabilidade, transmite ao conhecimento social o papel que a empresa assume na formação da riqueza da sociedade que está inserida, bem como na formação da riqueza nacional, uma vez que o Produto Interno Bruto (PIB) é calculado a partir da soma dos valores adicionados por todas as empresas de uma nação.
Palavras-chave: Valor adicionado
Value added
Distribuição de riqueza
Distribution of wealth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Adriano Cavalcante da. Demonstração do Valor Adicionado (DVA): uma demonstração da origem e distribuição da riqueza nas grandes empresas brasileiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4081
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianoCavalcantedaSilva.pdf301,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.