Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4085
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Analise das habilidades e das competências na perspectiva dos acadêmicos concluintes do curso de ciências contábeis das instituições de ensino da cidade de Dourados/MS no ano de 2009
Autor(es): Silva, Flávio Mariano da
Primeiro Orientador: Huppes, Cristiane Mallmann
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de explorar a percepção dos alunos quanto à correspondência das habilidades e competências preconizadas pela Diretriz Curricular do curso de Ciências Contábeis, assim como analisar as grades curriculares do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino da cidade de Dourados/MS. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um questionário contendo 20 questões abordando aspectos preconizados especialmente nos artigos 3o e 4o da Diretriz Curricular do curso de Ciências Contábeis. O instrumento de pesquisa foi aplicado para os acadêmicos concluintes nas três Instituições de Ensino que oferecem o curso de Ciências Contábeis na cidade de Dourados/MS (UFGD, UNIGRAN e FAD/ANHANGUERA). Como resultado verificou-se que predominam acadêmicos com idade de até 25 anos, gênero feminino, que trabalham em outras áreas além da área contábil e conciliam o estudo com atividades profissionais. Também, a pesquisa revela que o curso de Ciências Contábeis proporcionou e colaborou para o desenvolvimento pessoal e técnico dos acadêmicos, dando suporte na resolução e superação dos desafios do mercado de trabalho, abrangendo os aspectos preconizados pela Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Isso conduz a conclusão que, o curso de Ciências Contábeis das Universidades de Dourados/MS, proporciona boas condições para formação profissional dos acadêmicos.
Palavras-chave: Contabilidade
Accounting
Educação superior
Higher education
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação profissional
Professional qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Flávio Mariano da. Analise das habilidades e das competências na perspectiva dos acadêmicos concluintes do curso de ciências contábeis das instituições de ensino da cidade de Dourados/MS no ano de 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4085
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlavioMarianodaSilva.pdf428,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.