Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4093
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Controladoria como ferramenta de controle interno na gestão pública
Autor(es): Costa, Rosimeire Ferreira
Primeiro Orientador: Oliveira, Letícia de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a implantação da Controladoria no Município de Dourados, se o cronograma elaborado para implantação do Sistema de Controle Interno foi seguido, bem como, identificar se as práticas exercidas pela controladoria geral do município se assemelham às funções encontradas na literatura sobre o assunto. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória, cuja abordagem teve preponderância qualitativa, por meio de um estudo de caso. Utilizou-se um questionário, elaborado como referência a Estrutura Conceitual Básica da Controladoria (ECBC), proposta por Borinelli (2006), que foi respondido pelos principais gestores do órgão em questão. No referencial teórico foram apresentados os conceitos sobre Controladoria, Administração Pública e seus gestores, ainda, um histórico sobre a área de Controladoria da cidade estudada. Os resultados mostram que a Controladoria Geral do Município de Dourados está em fase de implantação no que tange as suas funções e atividades, sendo que, o cronograma de implantação do sistema de controle interno não foi cumprido plenamente. Como ponto positivo tem-se a percepção de que as funções de controladoria dos trabalhos que estão sendo realizados foram embasadas na literatura sobre o assunto.
Palavras-chave: Controladoria
Controllership
Administração pública
Public administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: COSTA, Rosimeire Ferreira. A Controladoria como ferramenta de controle interno na gestão pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4093
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosimeireFerreiraCosta.pdf141,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.