Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4096
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de ferramentas contábeis na gestão em micro e pequenas empresas do comércio de vestuário de Dourados
Autor(es): Costa, Vanilson Camacho da
Primeiro Orientador: Hall, Rosemar José
Resumo: A contabilidade e a gestão sempre estiveram interligadas, sendo o contador o elo para descrever as evoluções econômicas e financeiras das organizações. Quando as técnicas contábeis são plenamente utilizadas, é possível contribuir não somente com as obrigações fiscais e trabalhistas, mas também auxiliar no processo de tomada de decisão, sendo possível prever problemas, fazendo com que os administradores tomem medidas preventivas, antecipando soluções. Este trabalho tem por objetivo identificar e avaliar o uso das ferramentas contábeis na gestão das micro e pequenas empresas do comércio de vestuário na cidade de Dourados-MS. Para a realização da pesquisa foi realizado um levantamento de dados através de entrevista com empresários ou gerentes das empresas na área central da cidade, para tanto, utilizou-se um questionário estruturado de escala likert composto de variáveis descritivas e analíticas. Os resultados demonstram que a maioria das empresas terceiriza os serviços contábeis, entretanto, a maioria dos entrevistados afirmou utilizar dos dados contábeis para tomada de decisão, apesar de que os relatórios mais utilizados não são os referentes à contabilidade gerencial.
Palavras-chave: Tomada de decisão
Decision making
Micro empresa
Pequenas empresas
Small business
Contabilidade gerencial
Management accounting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: COSTA, Vanilson Camacho da. Utilização de ferramentas contábeis na gestão em micro e pequenas empresas do comércio de vestuário de Dourados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4096
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanilsonCamachodaCosta.pdf582,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.