Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4192
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação microbiológica, contaminação por pesticida no leite materno e perfil das doadoras do banco de leite humano do hospital universitário da cidade de Dourados-MS
Autor(es): Ribeiro, Karla Thais Landgraf
Primeiro Orientador: Brabes, Kelly Cristina da Silva
Resumo: O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário de Dourados - MS tem por funcionalidade executar atividades de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado para os recém-nascidos internados na unidade Neonatal. Este trabalho teve por objetivo avaliar o perfil nutricional e mapeamento das doadoras do BLH através de um questionário estruturado, a qualidade do leite cru através de análises microbiológicas (Contagem de Coliformes 36o e 45o - Totais e Fecais; Salmonella sp, Staphylococcus aureus) e presença/ausência de pesticidas. Assim, foram coletadas amostras de leite humano disponibilizadas pelo BLH, para verificação da qualidade higiênico- sanitária do leite humano, a fim de garantir um alimento seguro aos lactentes internados no hospital. As doadoras que procuram os serviços do BLH são maioria adulta (84,62%), amasiadas (53,85%), com ensino médio completo (53,85%), primigestas (53,85%), classe media baixa (53,85%), que realizou pré-natal e o parto em rede pública de saúde. O estado nutricional apresentou prevalência de eutrofia no pré-parto, final da gestação e pós – parto, porém com alterações nutricionais em algumas doadoras. O leito humano cru analisado é de maioria de leite maduro (69,23%), todos os possuíam acidez Dornic (oD) adequado, análises microbiológicas demonstrou a necessidade de melhorias na questão higiênico-sanitária e pesticida apresentou ausência das substâncias organoclorada.
Palavras-chave: Leite humano
Milk, human
Bancos de leite
Milk banks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: RIBEIRO, Karla Thais Landgraf. Avaliação microbiológica, contaminação por pesticida no leite materno e perfil das doadoras do banco de leite humano do hospital universitário da cidade de Dourados-MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4192
Data do documento: 20-Fev-2014
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarlaThaisLandgrafRibeiro - restrito.pdf62,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.