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dc.contributor.advisor1Magalhães, Angélica Margarete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9413571822521545pt_BR
dc.creatorCastilho, Lorena Ferandes-
dc.date.accessioned2020-09-29T12:59:58Z-
dc.date.available2020-09-29T12:59:58Z-
dc.date.issued2014-02-19-
dc.identifier.citationCASTILHO, Lorena Ferandes. Utilização de expressão gráfica do guia alimentar para a população brasileira: um estudo aplicado ao PNAE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4194-
dc.description.abstractIn Brazil, the Terms of Reference for Food and Nutrition Education (EAN) provides that, EAN practices should be developed based on the Food Guide for the Brazilian Population and in various sectors, including the National School Feeding Programme (PNAE). Food guides are instruments of Nutrition Education developed by agencies related to food and health, aiming to guide adequate food for the population. The graphical representation of Food Guides aims to help the population group elected to easily recall what foods should be included in the diet and in what proportions. This work aimed to propose and validate a Graphical Representation of the Food Guide for the Brazilian Population, for their use in Projects and Actions of Food and Nutrition Education, developed by the Program. The study was characterized by a survey consisting of semi-structured interview using a questionnaire containing closed questions. As research universe municipalities Territory Citizenship of the state of Mato Grosso do Sul. Questionnaires containing 3 options to choose a model of Graphic Representation of Food Guide for the Brazilian Population, defined as Figures 1 (with pictures), 2 (with words) and 3 (food pyramid) respectively were defined, were referred to the Technical Team PNAE each municipality. Based on the responses, it can be seen that there is a predominance of activities performed by nutritionists and teachers, the discipline of science was highlighted as the most used for the activities of EAN, the frequency with which these activities are carried out during the year is variable, didactic tool most used in practice was the EAN date show and finally the Graphic Representation most preferably between professionals was Figure 3 (food pyramid).en
dc.description.resumoNo Brasil, o Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), determina que, as práticas de EAN devem ser desenvolvidas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e em vários setores, dentre eles o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Guias Alimentares são instrumentos de Educação Alimentar desenvolvidas por órgãos ligados à alimentação e a saúde, visando orientar uma alimentação adequada para a população. A representação gráfica de Guias Alimentares tem o propósito de ajudar o grupo populacional eleito a recordar facilmente que alimentos devem ser incluídos na dieta e em que proporções. Este trabalho teve por objetivo propor e validar uma Representação Gráfica do Guia Alimentar para a População Brasileira, visando sua utilização em Projetos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvidos no PNAE. O estudo se caracterizou por um inquérito constituído de entrevista semiestruturada com utilização de questionário contendo questões fechadas. Como universo da pesquisa foram definidos os municípios do Território da Cidadania do estado de Mato Grosso do Sul. Os questionários contendo 3 opções de escolha de um modelo de Representação Gráfica do Guia Alimentar para População Brasileira, definidas como Figuras 1 (com figuras), 2 (com palavras) e 3 (pirâmide alimentar) respectivamente, foram encaminhados para Responsáveis Técnicos pelo PNAE de cada município. Com base nas respostas, pode se verificar que há predominância de atividades realizadas por Nutricionistas e Professores, a disciplina de ciências foi destacada como a mais utilizada para as atividades de EAN, a frequência com que são realizadas essas atividades durante o ano é variável, o recurso didático mais utilizado nas práticas de EAN foi o data show e por fim, a Representação Gráfica utilizada com maior preferência entre os profissionais foi a Figura 3 (pirâmide alimentar).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-29T12:59:58Z No. of bitstreams: 1 LorenaFernandesCastilho - restrito.pdf: 742661 bytes, checksum: 584400b74c5aa71b9e63e14a03fd64aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-29T12:59:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LorenaFernandesCastilho - restrito.pdf: 742661 bytes, checksum: 584400b74c5aa71b9e63e14a03fd64aa (MD5) Previous issue date: 2014-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectFood and nutrition educationen
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectGuias alimentarespt_BR
dc.subjectFood guideen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleUtilização de expressão gráfica do guia alimentar para a população brasileira: um estudo aplicado ao PNAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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