Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4204
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito dos diferentes tipos de adubação sobre as características produtivas e morfogênicas do capim piatã
Autor(es): Ventura, André Christofoleti
Primeiro Orientador: Orrico Junior, Marco Antonio Previdelli
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Reis, Sirio Douglas da Silva dos
Resumo: O conhecimento das características morfogênicas, é de grande importância para planejar estratégias de manejo da forragem produzida. A nutrição assume importância fundamental no processo produtivo de pastagens. O nitrogênio torna-se o nutriente mais difícil de ser manejado, porém o mais essencial para um bom desenvolvimento da pastagem. Visando uma melhor resposta na produção, nesta pesquisa foram testados três tipos de fertilizantes, utilizando o biofertilizante Microgeo® visando acelerar a disponibilização do nitrogênio para a pastagem, adubação orgânica e adubação mineral. Os tratamentos foram condicionados em vasos, sendo: testemunha, fertilizante mineral, composto orgânico, Microgeo®, fertilizante mineral + Microgeo® e composto orgânico + Microgeo®, cada um tendo 5 repetições. As coletas de dados foram realizadas duas vezes a cada semana e foram avaliados parâmetros morfogênicos (taxa de aparecimento foliar, taxa de alongamento foliar, dias de vida da folha e taxa de alongamento de colmo) e produtivos (produção de matéria seca). Não houve diferença estatística (p>0,05) entre os tratamentos para o parâmetro taxa de aparecimento foliar. Os tratamentos mineral, mineral + Microgeo® e composto orgânico + Microgeo® não diferiram estatisticamente e apresentaram maiores taxas de alongamento foliar. Os dias de vida da folha nos tratamentos testemunha e Microgeo® foram superiores, sendo inversamente relacionado com a taxa de alongamento foliar, ou seja, as plantas com menor disponibilidade de nutrientes permaneceram mais tempo com suas folhas vivas. Para a taxa de alongamento de colmo os tratamentos testemunha e Microgeo® foram inferiores aos demais. A produção de matéria seca foi superior para as plantas que receberam adubação mineral, sendo combinada ou não com Microgeo®, seguido dos tratamentos composto orgânico e composto orgânico + Microgeo®. Os tratamentos testemunha e Microgeo® apresentaram menores produções de matéria seca. Conclui- se que o uso de Microgeo® não atua diretamente na disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Palavras-chave: Brachiaria brizantha
Fertilizantes
Fertilizers
Morfogênese
Morphogenesis
Resíduo agrícola
Agricultural wastes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: VENTURA, André Christofoleti. Efeito dos diferentes tipos de adubação sobre as características produtivas e morfogênicas do capim piatã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4204
Data do documento: 16-Ago-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreChristofoletiVentura.pdf278,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.