Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4210
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bioeducando: proposta interdisciplinar de promoção à saúde
Autor(es): Valladão, Letícia Andrade
Primeiro Orientador: Carrijo Mauad, Juliana Rosa
Resumo: Este trabalho discute a importância da educação para a promoção à saúde. Considera, porém, que o processo de ensino-aprendizagem só será efetivo se consideradas as condições sociais, econômicas e culturais dos sujeitos envolvidos. Para isso, há necessidade de atribuir uma dinâmica interdisciplinar quando se discute saúde no âmbito escolar. As disciplinas de Ciências e Biologia trazem um repertório teórico-conceitual importante no que se refere às discussões sobre saúde, hábitos saudáveis e qualidade de vida, ainda que se admita que haja um peso subjetivo nestas classificações. Contudo, ressalta-se a importância de buscar articular o conhecimento científico às práticas cotidianas, informações e costumes dos próprios alunos, de modo que ocorra uma associação entre o saber da ciência com as experiências sociais. Neste contexto, apresentamos os resultados de pesquisa realizada em Dourados-MS, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O projeto BioEducando, desenvolvido de 2012 a 2014, que objetivou analisar a promoção da saúde no ensino formal e informal no âmbito das ciências biológicas. Para isso, foram desenvolvidas práticas de extensão com o intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos da rede pública municipal e do bairro Estrela Hory, sobre saúde e qualidade de vida.
Abstract: This paper discusses the importance of education for the promotion of health. It considers, however, that the teaching-learning process will only be effective if considered the social, economic and cultural conditions of those involved. For this, there is a need to provide an interdisciplinary dynamic when discussing health in schools. The disciplines of science and biology bring a theoretical and conceptual repertoire important in relation to health discussions, healthy habits and quality of life, even supposing that there is a subjective pressure in these classifications. However, it emphasizes the importance of seeking and article scientific knowledge to everyday practices, information and customs of the students, so that occurs an association between knowledge of science with social experiences. We present the results of research carried out in Dourados-MS, the University Federal of Grande Dourados (UFGD). The Bioeducando project, developed from 2012 to 2014, which object to analyze the health promotion in formal and informal education within the life sciences. For this extension practices have been developed in order to expand students knowledge of public municipal and neighborhood Estrela Hory, about health and quality of life.
Palavras-chave: Biologia - ensino e aprendizagem
Biology - Study and teaching
Saúde pública
Public health
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: VALLADÃO, Letícia Andrade. Bioeducando: proposta interdisciplinar de promoção à saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4210
Data do documento: 5-Mai-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeticiaAndradeValladao.pdf656,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.