Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carrijo Mauad, Juliana Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885477152489639pt_BR
dc.creatorValladão, Letícia Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0485306581096133pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-02T12:59:35Z-
dc.date.available2020-10-02T12:59:35Z-
dc.date.issued2016-05-05-
dc.identifier.citationVALLADÃO, Letícia Andrade. Bioeducando: proposta interdisciplinar de promoção à saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4210-
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of education for the promotion of health. It considers, however, that the teaching-learning process will only be effective if considered the social, economic and cultural conditions of those involved. For this, there is a need to provide an interdisciplinary dynamic when discussing health in schools. The disciplines of science and biology bring a theoretical and conceptual repertoire important in relation to health discussions, healthy habits and quality of life, even supposing that there is a subjective pressure in these classifications. However, it emphasizes the importance of seeking and article scientific knowledge to everyday practices, information and customs of the students, so that occurs an association between knowledge of science with social experiences. We present the results of research carried out in Dourados-MS, the University Federal of Grande Dourados (UFGD). The Bioeducando project, developed from 2012 to 2014, which object to analyze the health promotion in formal and informal education within the life sciences. For this extension practices have been developed in order to expand students knowledge of public municipal and neighborhood Estrela Hory, about health and quality of life.en
dc.description.resumoEste trabalho discute a importância da educação para a promoção à saúde. Considera, porém, que o processo de ensino-aprendizagem só será efetivo se consideradas as condições sociais, econômicas e culturais dos sujeitos envolvidos. Para isso, há necessidade de atribuir uma dinâmica interdisciplinar quando se discute saúde no âmbito escolar. As disciplinas de Ciências e Biologia trazem um repertório teórico-conceitual importante no que se refere às discussões sobre saúde, hábitos saudáveis e qualidade de vida, ainda que se admita que haja um peso subjetivo nestas classificações. Contudo, ressalta-se a importância de buscar articular o conhecimento científico às práticas cotidianas, informações e costumes dos próprios alunos, de modo que ocorra uma associação entre o saber da ciência com as experiências sociais. Neste contexto, apresentamos os resultados de pesquisa realizada em Dourados-MS, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O projeto BioEducando, desenvolvido de 2012 a 2014, que objetivou analisar a promoção da saúde no ensino formal e informal no âmbito das ciências biológicas. Para isso, foram desenvolvidas práticas de extensão com o intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos da rede pública municipal e do bairro Estrela Hory, sobre saúde e qualidade de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-02T12:59:35Z No. of bitstreams: 1 LeticiaAndradeValladao.pdf: 672095 bytes, checksum: e85134a92c75988deaba08ce858fcabc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-02T12:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeticiaAndradeValladao.pdf: 672095 bytes, checksum: e85134a92c75988deaba08ce858fcabc (MD5) Previous issue date: 2016-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingen
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleBioeducando: proposta interdisciplinar de promoção à saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeticiaAndradeValladao.pdf656,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.