Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Fenômeno da “pejotização” à luz dos fundamentos do valor social do trabalho e da livre iniciativa
Autor(es): Mendes, Amanda Dantas
Primeiro Orientador: Nascimento, Arthur Ramos do
Resumo: O presente trabalho traz uma discussão em torno de fenômeno presente na seara trabalhista, chamado de “Pejotização”. Fenômeno que consiste na imposição de formação de pessoa jurídica para constituição de vínculo de trabalho, de forma a mascarar o requisito obrigatório da pessoalidade, livrando o empregador de certos encargos trabalhistas próprios do regime celetista. Ressalta-se que tal situação está cada vez mais em cena, e com justificativas empresariais pautadas na livre iniciativa, assegurada pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Todavia, o que é observado a partir de jurisprudências é uma violação ao valor social do trabalho, e não meramente a adoção de uma medida de livre iniciativa.
Abstract: This present research introduces the discussion about the phenomenon of “pejotização” in labor law, which characterizes the use of legal entity to employ aiming to mask the requirement of “pessoalidade”, thus the employer will not have to pay some of the specific labor taxes related to workers registered under the “CLT”. Moreover, this situation is increasing once the corporations justify it by the Constituonal principle of the free enterprise. Indeed, when analyzing the case law the “pejotização” is not only a free enterprise application, but also a violation of the principle known as “labor’s social value”.
Palavras-chave: Relações de trabalho
Industrial relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: MENDES, Amanda Dantas. O Fenômeno da “pejotização” à luz dos fundamentos do valor social do trabalho e da livre iniciativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4235
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaDantasMendes - restrito.pdf206,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.