Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4286
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Modelo de aceitação de tecnologias como forma de otimização de ações de direitos humanos e de inserção na sociedade da informação
Autor(es): Olimpio, Jin Hwa
Primeiro Orientador: Hernandez, Matheus de Carvalho
Resumo: O trabalho trata de apresentar, primeiramente, o conceito e a realidade da Sociedade da Informação e sua interação com a temática dos direitos humanos. Entretanto, as disparidades de ordem estrutural e ideacional existentes mundialmente impedem o pleno usufruto das possibilidades oriundas da Sociedade da Informação pelos indivíduos e sociedades. Muitos dos obstáculos enfrentados por ela se desdobram em problemáticas de direitos humanos. Em vista da necessidade de resolução ou ao menos, amortização dos efeitos negativos dos obstáculos impostos, proporemos o diálogo com uma ferramenta de previsão da aceitação de tecnologias, advinda da área de Sistemas de Informação, a dizer, o Modelo de Aceitação de Tecnologias (TAM). Com isso, almejamos propor insights de como usar a ferramenta em prol de otimizar a real efetivação dos direitos humanos e da Sociedade da Informação, através da tentativa de superação de obstáculos existentes a elas.
Abstract: This work aims to show, in first place, the concept and reality of the Information Society and its interaction with the theme of human rights. However, the disparities of structural and ideational orders that exist in global scale impede the plain usufruct of the opportunities of Information Society by the individuals and societies. Seeking the needs of resolution, or at least amortization, of negative effects of the imposed obstacles, we will propose the dialogue with a tool of acceptance prediction of technologies which came from the Information System area, to say, the Technology Acceptance Model (TAM). With this, we aim to propose insights about how to use the tool in order to optimize the effectiveness of human rights and the Information Society, through the attempt of overcome the existent obstacles to them.
Palavras-chave: Sociedade da informação
Information society
Direitos humanos
Human rights
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: OLIMPIO, Jin Hwa. O Modelo de aceitação de tecnologias como forma de otimização de ações de direitos humanos e de inserção na sociedade da informação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4286
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JinHwaOlimpio - restrito.pdf581,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.