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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Eliete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125835543610973pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hernández Vergara, Walter Roberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439095738842847pt_BR
dc.contributor.referee1Cavenaghi-Altemio, Angela Dulce-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623031966581265pt_BR
dc.contributor.referee2Tommaselli, Maria Aparecida Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731349173493365pt_BR
dc.creatorLeite, Marcus Vinicius Romero Deleão-
dc.date.accessioned2020-10-21T12:43:19Z-
dc.date.available2020-10-21T12:43:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLEITE, Marcus Vinicius Romero Deleão. Gestão da qualidade: implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma fábrica de telhas de concreto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4313-
dc.description.abstractThis study presents a discussion on the implementation of a quality system in a factory of concrete tiles in order to minimize the rate of spoilage of the final product. To achieve this goal, we first performed a data collection in order to get the real picture presented by the company, so it was identified that there are three kinds of defects that were treated as breaking: breakage, deformation and cracking. It was also considered critical operations in the process, that is, where largest number of breaks occurring. To conduct this survey were used some quality tools described in the literature review. As a prerequisite for the implementation of a quality system has identified the need to implement an organizational system called 5S. It was found that after this deployment the company showed a significant improvement in the organizational and behavioral. The PDCA cycle method improvements, the system was used to achieve the research objective. The implementation of this method was given following four steps. Starting with the Planning module, which were found to cause the effect in question and thus made possible the development of an action plan for each critical operation. In the second stage the action plan was put in place. The third module consisted in analyzing the results achieved by the plan, and finally, the fourth stage were standardized proposed actions. At the end of the survey it was found that the objectives were achieved, and the rate of waste reduced about 33%, from 8% to 5.3%, confirming the hypothesis of the research that through the implementation of the quality system Cycle PDCA the company entered into a system of continuous improvement in adding quality production process thereby reducing the rate of scrap.en
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma discussão sobre a implantação de um sistema de qualidade numa fábrica de telhas de concreto com o intuito de minimizar o índice de refugo do produto final. Para alcançar tal objetivo, primeiramente foi realizada uma coleta de dados com a finalidade de obter o real panorama apresentado pela empresa, assim foi identificado que existem três tipos de defeitos que foram tratados como quebra: quebra, deformação e trinca. Constatou-se também as operações consideradas críticas no processo. Para realizar este levantamento foram utilizadas algumas ferramentas da qualidade descritas na revisão bibliográfica. Como pré-requisito para a implantação de um sistema de qualidade foi identificada a necessidade de implantar um sistema organizacional denominado “5S”. Constatou-se que após esta implantação a empresa apresentou uma relevante melhoria no âmbito organizacional e comportamental. O método de melhorias “Ciclo PDCA”, foi o sistema utilizado para o alcance do objetivo da pesquisa. A implantação deste método foi dada seguindo quatro etapas. Começando pelo módulo Planejar, onde foram detectadas causas para o efeito em questão e assim tornado possível a elaboração de um plano de ações para cada operação crítica. Na segunda etapa o plano de ações foi posto em prática. O terceiro módulo consistiu em analisar os resultados alcançados pelo plano, e por último, na quarta etapa foram padronizadas as ações propostas. Ao finalizar a pesquisa constatou-se que os objetivos foram alcançados, sendo que o índice de refugo reduziu cerca de 33%, passando de 8% para 5,3%, cofirmando a hipótese da pesquisa de que através da implantação do sistema de qualidade Ciclo PDCA a empresa incorporou-se em um sistema de melhoria contínua agregando qualidade no processo produtivo reduzindo assim o índice de refugo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-21T12:43:19Z No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusRomeroDeleaoLeite - restrito.pdf: 1023348 bytes, checksum: 91ed88906581012a20f9bcf8d0ccbf35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-21T12:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusRomeroDeleaoLeite - restrito.pdf: 1023348 bytes, checksum: 91ed88906581012a20f9bcf8d0ccbf35 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiclo PDCApt_BR
dc.subjectPDCA cycleen
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectQuality systemen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleGestão da qualidade: implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma fábrica de telhas de concretopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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