Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4321
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plataformas e API´s para o desenvolvimento de jogos em dispositivos móveis
Autor(es): Terassaka, Rodrigo Minoru
Felipe, Valdir Marcos
Primeiro Orientador: Camilo Junior, Celso Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Iaione, Fábio
metadata.dc.contributor.referee2: Odakura, Valguima Victoria Viana Aguiar
Resumo: Os Jogos para celulares vêm apresentando um surpreendente grau de evolução tecnológica nos últimos anos. Ferramentas e técnicas computacionais sofisticadas, têm surgido para serem empregadas no desenvolvimento de jogos direcionados a estes dispositivos. Neste trabalho será apresentado um levantamento bibliográfico das plataformas: Java, Qualcomm Brew, Symbian, Dot Net e Flash, com foco na tecnologia para celulares. O capítulo 1, apresenta o crescimento da telefonia celular no Brasil, o crescimento da industria de fabricantes de aparelhos de telefone móveis. Neste capítulo são apresentados também os objetivos gerais e específicos e a metodologia usada para este trabalho. No capítulo 2, serão abordadas as plataformas utilizadas em dispositivos móveis e suas principais características. No capítulo 3, serão abordados os recursos oferecidos por cada plataforma, para o desenvolvimento de jogos para estes dispositivos. O capítulo 4, apresenta uma análise das tecnologias, com base nas bibliografias estudadas, para identificar a que melhor se enquadra, na portabilidade, manutenibilidade e reuso do mesmo. Ainda no mesmo, é apresentado o jogo da memória, sua finalidade, seu desenvolvimento e utilização. No capítulo 5, será feita a conclusão deste trabalho, apresentado as dificuldades encontradas durante o mesmo.
Palavras-chave: Jogos em dispositivo móvel
Mobile games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: TERASSAKA, Rodrigo Minoru; FELIPE, Valdir Marcos. Plataformas e API´s para o desenvolvimento de jogos em dispositivos móveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Análise de Sistemas) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4321
Data do documento: 15-Dez-2009
Aparece nas coleções:Análise de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoMinoruTerassaka - ValdirMarcosFelipe - restrito.pdf354,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.