Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4331
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema de informação radiológica: proposta de estrutura para o setor de radiologia do hospital universitário da UFGD
Autor(es): Silva, Michelly Mendes da
Primeiro Orientador: Barbosa, Andréa Teresa Riccio
Resumo: O Sistema de Informação em Radiologia (RIS - Radiology Information Systems) é um sistema informatizado, em ambiente de rede, utilizado para armazenar, manipular e discutir dados e imagens radiológicas de pacientes nos departamentos de radiologia. Com o surgimento deste conceito e sua implantação foi possível demonstrar que utilizar sistemas computadorizados melhora a geração e distribuição de relatórios, a utilização dos recursos disponíveis, a localização dos filmes e a rotina de funcionamento do setor de radiologia, enfim todo o seu gerenciamento. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma pesquisa in-loco no setor de radiologia do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados e propor a implantação de um RIS, que deverá ser integrado a outros setores. Para tal, foi realizado um estudo abrangente de como criar e integrar um ambiente informatizado, definindo o sistema mais apropriado, além dos recursos de comunicação de dados necessários. Verificou-se que os resultados a serem obtidos com a implantação do RIS são imprescindíveis, pois há uma melhora na qualidade de serviços de informações, uma integração mais ágil e flexível entre profissionais radiologistas e acadêmicos de diversos cursos que utilizam o espaço, e uma melhor adequação para o seu aprendizado. Desta forma poderá resultar em pesquisas, estágios, consultorias, treinamentos e mais produções de softwares na área. Acredita-se que o sistema proposto pode melhorar o fluxo de trabalho e ampliar a qualidade e o número de exames por modalidade realizada, bem como aumentar a produtividade dos médicos e técnicos e reduzir custos através de um sistema sem filmes.
Palavras-chave: Radiologia
Radiology
Sistemas de informação
Information systems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: SILVA, Michelly Mendes da. Sistema de informação radiológica: proposta de estrutura para o setor de radiologia do hospital universitário da UFGD. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4331
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.