Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4332
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Localização de Markov para robôs móveis em ambiente simulado
Autor(es): Valente, João Felipe Faria
Primeiro Orientador: Odakura, Valguima Victoria Viana Aguiar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sacchi, Rodrigo Porfírio da Silva
Resumo: Neste trabalho é estudada a técnica de localização probabilística Localização de Markov para robôs móveis autônomos em um ambiente estático representado por grades de ocupação. A Localização de Markov é baseada no conhecimento prévio do mapa e das leituras obtidas através dos sensores e atuadores do robô móvel, permitindo ao robô determinar sua posição no ambiente e recuperar de falhas. A localização de Markov é mais eciente quando aplicada em ambientes estáticos, que são ambientes que não possuem obstáculos em movimento, porém pode ser utilizada em ambientes dinâmicos, ambientes com obstáculos em movimento, com o auxílio de ltros, podendo modelar dados ruidosos. Este documento apresenta uma breve revisão sobre robôs móveis, conceitos da localização de Markov e sobre a ferramenta de simulação, Player/Stage, na qual o algoritmo de Localização de Markov foi implementado.
Palavras-chave: Robótica
Robotics
Cadeia de Markov
Markov processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: VALENTE, João Felipe Faria. Localização de Markov para robôs móveis em ambiente simulado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4332
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoFelipeFariasValente - restrito.pdf140,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.