Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise numérica e experimental do escoamento em torno de cilindros de base triangular empregados em medidores de vazão do tipo vortex
Autor(es): Silva, Thiago Lenon Barros da
Primeiro Orientador: Bornschlegell, Augusto Salomão
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Reginaldo Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Fernando Augusto Alves
Resumo: Após o estudo levantado sobre as estruturas turbilhonares e métodos numéricos é realizada a modelagem de um cilindro de seção triangular submetido a um escoamento externo cujo o fluido é o ar, em que se busca analisar o princípio do funcionamento de um medidor de vazão por vórtices. Primeiro é realizado o método numérico pelo software OpenFOAM obtendo a solução do regime permanente na qual posteriormente será aplicada na solução do regime transiente. Os dados encontrados são utilizados para obter os parâmetros que regem o princípio do medidor de vazão, como a frequência de emissão de vórtices e respectivo Número de Strouhal, no qual apresentou discrepância de apenas 0, 6% entre os valores encontrados. A resposta encontrada pelo método de volumes finitos é comparada com a experimental realizada por meio de um túnel de vento, alcançando semelhança entre as duas. Após os resultados obtidos pode se concluir a eficiência do princípio físico para a aquisição de informação do instrumento de medição analisado juntamente com a capacidade do OpenFOAM em resolver os problemas desta natureza.
Abstract: After the bibliographic research about the swirling of the swirling structures and numerical calculations, a model of a triangular cylinder subjected to an external flow is develloped in order to study the functionnal principle of a vortex flow meter. Firstly the numerical method by software OpenFOAM obtaining a solution of both steady state and time dependent solution of the model. The data found were used to obtain the main parameters, such as the eddies shedding frequency and the corresponding Strouhal Number, in which it presented a discrepancy of only 0.6%. The develloped model based on the Finite Volume Method (FVM) was compared with an equivalent experimental model. Similar results were obtained in both methods. Thus, both methods demonstrated to be appropriate to evaluate problems of this nature.
Palavras-chave: Medidor de vazão
Flowmeter
Método de volume finito
Finite volume method
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SILVA, Thiago Lenon Barros da. Análise numérica e experimental do escoamento em torno de cilindros de base triangular empregados em medidores de vazão do tipo vortex. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4358
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoLenonBarrosdaSilva.pdf18,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.