Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4368
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise numérica e experimental do escoamento em torno de um automóvel modelo Ford Corcel I
Autor(es): Santos, Matheus Francisco dos
Primeiro Orientador: Bornschlegell, Augusto Salomão
Resumo: No presente trabalho, o objetivo foi estudar o escoamento em torno do automóvel modelo Ford Corcel 1 de 1970, numericamente e experimentalmente. A análise numérica foi feita usando a ferramenta OpenFOAM 6.0. O escoamento foi modelado como transiente, bidimensional, isotérmico e com propriedades constantes. Os esquemas numéricos empregados na modelagem foram integração de segunda ordem no tempo, upwind de segunda ordem para os termos advectivos e o Spalart-Allmaras para o modelo de turbulência. O problema foi avaliado para os Números de Reynolds de 1800 e 18000. Já a análise experimental foi conduzida em um túnel de vento subsônico, aspirado, em circuito aberto, para Reynolds de 1800. As informações qualitativas dos dois modelos foram confrontadas, como por exemplos as zonas de recirculações de ar e os pontos de descolamento de camada limite. A partir do modelo numérico foram avaliadas as forças aerodinâmicas. O comportamento de ambas as análises foram condizentes.
Palavras-chave: Escoamento
Runoff
Aerodinâmica
Aerodynamics
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SANTOS, Matheus Francisco dos. Análise numérica e experimental do escoamento em torno de um automóvel modelo Ford Corcel I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4368
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusFranciscodosSantos.pdf879,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.