Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bornschlegell, Augusto Salomão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3608477396510609pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira Junior, Orlando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473143468648095pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ramon Eduardo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179645357585335pt_BR
dc.creatorSouza, Yuri Gubert-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464275594375881pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-29T12:47:07Z-
dc.date.available2020-10-29T12:47:07Z-
dc.date.issued2019-05-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Yuri Gubert. Estudo do comportamento térmico do disco de freio do protótipo BAJA SAE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4373-
dc.description.abstractThe brake system is of paramount importance, not only for the vehicle developed in the BAJA SAE project, but for all transport vehicles, whether of persons or loads. It is a system responsible for safety of the occupants or the cargo you are carrying. The risk of reaching high temperatures reached cyclically can generate thermal fatigue and evaporation of the brake fluid, for example. These factors can lead to brake failure. The objective of this work was to study the thermal analysis of the front brake disc, to study and study in more depth, the thermal dissipation in the brake system, its curves of heating and cooling. As a result, this monograph presents data for the possibility of future optimization of the brake system, whether geometric or material, and aims to contribute, also, to the construction of information for the study of brake systems.en
dc.description.resumoO sistema de freio é de suma importância, não somente para o veículo desenvolvido no projeto BAJA SAE, mas para todos os veículos de transporte, seja de pessoas ou de cargas. É um sistema responsável pela segurança dos ocupantes ou da carga que está transportando. O risco de se atingir elevadas temperaturas atingidas ciclicamente pode gerar fadiga térmica e evaporação do fluido de freio, por exemplo. Esses fatores podem levar a falha do freio. Objetivou-se com este trabalho, através do estudo de análise térmica do disco de freio dianteiro, conhecer e estudar de maneira mais aprofundada, a dissipação térmica no sistema de freio, suas curvas de aquecimento e resfriamento. Como resultado, essa monografia apresenta dados para a possibilidade de futura otimização do sistema de freio, sendo ela geométrica ou por material, e visa contribuir, também, para construção de informações para o estudo de sistemas de freio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-29T12:47:06Z No. of bitstreams: 1 YuriGubertSouza.pdf: 50347138 bytes, checksum: 700c4391ef65830f05c31194cc60f4ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-29T12:47:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YuriGubertSouza.pdf: 50347138 bytes, checksum: 700c4391ef65830f05c31194cc60f4ac (MD5) Previous issue date: 2019-05-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectBrakesen
dc.subjectProjeto Baja SAEpt_BR
dc.subjectTermografiapt_BR
dc.subjectThermographyen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleEstudo do comportamento térmico do disco de freio do protótipo BAJA SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YuriGubertSouza.pdf49,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.