Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4379
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficiência biológica de Trichospilus diatraeae (Hymenoptera:Eulophidae) criado em pupas de Diatraea saccharalis (Lepidoptera:Crambidae) introduzidas em colmos de cana-de-açúcar
Autor(es): Santos, Maikon Alex Barbosa
Primeiro Orientador: Pereira, Fabricio Fagundes
Resumo: Trichospilus diatraeae Cherian e Margabandhu, 1942 (Hymenoptera: Eulophidae) é um inimigo natural, principalmente de pupas de lepidópteros. Este trabalho tem por objetivo determinar a capacidade do parasitóide T. diatraeae parasitar pupas de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae) no interior de orifícios em colmos de cana-de-açúcar. Pupas de D. saccharalis, com 24 horas foram introduzidas em orifícios feitos artificialmente em colmos (25 cm) de cana-de-açúcar, que posteriormente, foram parcialmente fechados com cana triturada, visando simular o comportamento natural dessa praga. Estes colmos foram individualizados em garrafas "pet" (2L), em que foram liberadas fêmeas de T. diatraeae nas proporções 1:1, 7:1, 14:1, 21:1, 28:1 ou 35:1, parasitóide: hospedeiro que constituíram os tratamentos avaliados em delineamento inteiramente casualizado com 12 repetições. Após 72 horas, as fêmeas desse parasitóide foram retiradas das garrafas. A duração do ciclo de vida (ovo-adulto), a porcentagem de parasitismo, a porcentagem de emergência da progênie, o número de indivíduos produzidos e razão sexual foram avaliadas. A porcentagem de parasitismo foi de 8,33% e de 74,99% para as densidades de 1:1 e 35:1, respectivamente. Houve emergência de 8,33% para as densidades de 7:1, 14:1, 21:1 e de 49,99% para a densidade de 35:1, respectivamente. A progênie por pupa de D. saccharalis foi de 78, 133, 244, 147,50 ± 55,5 e 142,33 ± 38,61 para as densidades de 7:1, 14:1, 21:1, 28:1 e 35:1, respectivamente. A razão sexual de T. diatraeae por pupa de D. saccharalis esteve entre o intervalo de 0,85 a 0,98. T. diatraeae parasitou pupa de D. saccharalis introduzidas em colmos de cana-de-açúcar, sendo 35 fêmeas por pupa, a densidade que proporcionou maior índice de parasitismo e de emergência desse parasitóide.
Palavras-chave: Parasitismo
Parasitism
Controle biológico
Biological control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SANTOS, Maikon Alex Barbosa. Eficiência biológica de Trichospilus diatraeae (Hymenoptera:Eulophidae) criado em pupas de Diatraea saccharalis (Lepidoptera:Crambidae) introduzidas em colmos de cana-de-açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4379
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaikonAlexBarbosaSantos - restrito.pdf164,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.